Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO SOBRE UM PROJETO COM JOGOS MATEMÁTICOS

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado na disciplina de estágio supervisionado III, no curso de licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco- UPE Campus Mata Norte. Uma das atividades inserida no plano de trabalho era elaborar e executar um projeto didático, cujo público alvo fossem alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Embasamos nosso trabalho nas ideias de Pimenta e Lima (2004) ao mencionarem que o estágio supervisionado curricular se trata de uma atividade prática que proporciona a construção da identidade profissional, pois, é nesse momento que acontece a aplicação de toda teoria estudada na Universidade em campo de trabalho de maneira prática. A metodologia de abordagem qualitativa, baseada em projetos, sendo desenvolvida com turmas de alunos pertencentes do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública municipal pertencente a Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. O projeto didático foi denominado de JOGOS MATEMÁTICOS: Benefícios e importância de aprender brincando, cuja meta era mostrar aos alunos o quanto os jogos aplicados como recursos didáticos podem servir para o conhecimento no processo de ensino e aprendizagem. A aplicação do projeto foi vivenciado em três momentos distintos: primeiramente fizemos uma verificação dos conhecimentos prévios dos alunos quanto a utilização de jogos matemáticos. No segundo momento, apresentamos de maneira expositiva nossa proposta do projeto, e, com isto, topificamos alguns jogos que podem ser trabalhados nos anos finais do ensino fundamental os conteúdos de matemática. No terceiro, e último momento, propomos alguns jogos matemáticos, tais como, tangram, dominó, xadrez, entre outros, para que os alunos realizassem seu desenvolvimento mediante a aplicação e nos informassem em quais conteúdos os jogos poderiam ser trabalhados. Os resultados indicaram que além dos alunos ficarem motivados com a proposta de estudar conteúdos da disciplina de matemática com o auxílio dos jogos matemáticos, reconheceram à relevância que estes possibilitam nas aulas, tais como, dinamismo e praticidade.

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