Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a questão da inclusão no contexto das instituições brasileiras, partindo da implementação do sistema de ciclos no ensino fundamental, mais especificamente no estado de Minas Gerais. O percurso metodológico desta investigação foi definido tendo em vista alcançar os objetivos propostos, apoiando-se, assim, na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e explicativo, e na pesquisa documental, com análise de documentos legais referentes à temática em questão. No desenvolvimento da pesquisa, verificamos que com a proposta de incluir o ciclo, a sua forma de desenvolvimento acaba promovendo ainda mais a exclusão dos educandos que nele foram inseridos. Ideologicamente, o projeto do ciclo é bastante interessante, mas ao ser transplantado para a prática dois fatores considerados fulcrais para o seu sucesso, foram deixados de lado, a sistematização de um processo continuo de avaliação da aprendizagem, buscando identificar, o quanto antes, as dificuldades e deficiências que não foram superadas pelos educandos, para oferecer suporte ao professor na reestruturação de sua prática. E o outro fator, que na realidade complementa o anterior, seria a criação de um programa de recuperação e reforço paralelo e contínuo, oferecido aos alunos que apresentassem dificuldades na agregação da aprendizagem e dos conteúdos a ele disponibilizado e trabalhado. Sugerimos a pedagogia da expressão, com a proposta de metodologia ludocriativa como alternativa para que realmente todos os educandos tenham condições de desenvolver as suas potencialidades. Acreditamos que a pedagogia da expressão e a metodologia ludocriativa representam importantes estratégias para que as instituições educativas consigam romper com a barreira da exclusão e se tornem instituições que façam de forma efetiva a inclusão. Mesmo com a evolução das teorias relacionadas à didática, atualmente o nosso ensino ainda é fortemente marcado por características da didática tradicional, na qual o autor enuncia o tema e propõe exercícios para a fixação e memorização dos conteúdos transmitidos para os alunos. A Pedagogia da Expressão se opõe a esse modelo e se diferencia da didática tradicional, pois traz à luz o paradigma de educação atual: aprender a aprender criativamente, dentro de uma atmosfera de alegria e solidariedade.