O presente artigo, resultado de Projeto de Iniciação Científica – PIBIC/2016/2017, tem por objetivo analisar, a partir de contextos de interações sociais de atenção conjunta, o uso da linguagem em sua multimodalidade por crianças trigêmeas, que se encontravam em processo de aquisição e uso da fala. Trata-se de um estudo realizado a partir de investigações em ambiente domiciliar, quando da participação dessas crianças nos referidos contextos, envolvendo seus pais ou pessoas que delas cuidam. O desenvolvimento da capacidade para a linguagem falada pela criança é um terreno complexo de elementos teóricos, que buscam explicar como se dá este processo. Embora seja uma questão discutida há séculos, estudiosos do campo da Linguística e de outras áreas afins, ainda se preocupam em encontrar respostas sobre como o homem, em sua tenra idade, desenvolve a capacidade para a uso da linguagem falada. O referencial teórico, deste artigo, tem por base estudos realizados por: Tomasello (2003), Brandão (2010), Del Ré (2014); Melo (2015), dentre outros. A metodologia utilizada neste estudo caracteriza-se por uma pesquisa longitudinal do tipo estudo de caso, com análises de natureza qualitativa. O ambiente domiciliar, onde se construiu o corpus da nossa investigação, está localizado na zona rural da cidade de Alagoa Nova – PB. As trigêmeas envolvidas que se encontravam na faixa etária de 12 a 24 meses. Além destas, seus pais e cuidadores foram também considerados sujeitos da nossa investigação. Foram utilizadas videogravações, por um período de seis meses, durante os meses de junho à novembro de 2016. O estudo evidencia, dentre outros, a importância de contextos de interações sociais de atenção conjunta, em ambientes domiciliares, entre adultos (pais ou cuidadores) e crianças para uso da linguagem falada e, por conseguinte, para otimização no processo de aquisição da linguagem destas crianças. Algumas conclusões, apesar de considerarmos o inacabamento destas, puderam ser elaboradas. Dentre estas, destacamos um significativo processo de aquisição/construção da linguagem pelas trigêmeas observadas, caracterizado pela apreensão e uso da linguagem, não apenas falada, mas expressa pelo olhar e pela gestualidade, ou seja, por características multimodais da linguagem. Por fim, concluímos que a comunicação da mãe, do pai e dos adultos que fazem parte do cotidiano das trigêmeas, revela sua importância para o estímulo à fala dessas crianças e a ampliação do vocabulário.