Atualmente a construção do aprendizado no ambiente escolar deve estar voltada para uma formação bem fundamentada em todos os seus aspectos. Sendo assim, trabalhar a psicomotricidade com alunos recém integrados no ensino fundamental é buscar a garantia de que esses atenderão aos requisitos necessários para que seu processo de aprendizagem possa ser satisfatório, pois a preocupação de tal temática é justamente desenvolver as habilidades pertinentes ao grau de instrução cognitiva, motora, social e afetiva. Em cada etapa do ensino fundamental precisam ser desenvolvidos os requisitos psicomotores com diferentes técnicas e atividades que colaboram para seu progresso ao longo desse ciclo, sendo considerado que tais habilidades serão levadas para toda vida. Para que os requisitos sejam bem desenvolvidos o educando precisa ter um conhecimento prévio sobre as fases do desenvolvimento citadas por Jean Piaget. O presente trabalho tem como propósito observar o desenvolvimento psicomotor das crianças que se encontram no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Velho-RO, sendo embasada em uma pesquisa de campo de carácter qualitativo cuja abordagem fora realizada por meio de observação sistemática não participativa em equipe. Dessa forma, para que a observação ocorresse foram selecionados autores que estivessem apoiados em atividades que englobassem técnicas psicomotoras, como por exemplo: lateralidade, percepção corporal, coordenação motora fina e ampla, noção temporal, equilíbrio e ritmo, atividades essas que foram divididas em 4 baterias. Além de expor o desempenho geral da turma foram apresentadas possíveis atividades que solucionassem as lacunas percebidas durantes a execução das tarefas propostas pelo grupo de pesquisa.