Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, DOCENTES, ATUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35789
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1398
    "inscrito_id" => 4550
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID"
    "resumo" => "A formação continuada é definida como o constante aperfeiçoamento de saberes, como a busca continua e constante do conhecimento e uma importante ferramenta de estudo para a formação do professor. Assim o presente trabalho consiste em uma análise que teve como objetivo avaliar a formação continuada dos professores supervisores participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, Subprojeto Biologia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, levando em consideração quais áreas de atualização, como se da essa formação e averiguar quais momentos de sua docência os mesmos designam para participar destes momentos, além de sondar o grau de informação dos docentes a respeito do que é a formação continuada de professores e a importância que os mesmos atribuem para isto. Os resultados obtidos foram que todos entendem sobre o que é formação continuada, pois através da análise pôde-se notar um grande conhecimento dos mesmos sobre o assunto, que na sua grande maioria, participam de formações que são oferecidas pelos órgãos de educação, e alguns por conta própria dedicando algumas horas do seu tempo, notou-se a importância do apoio da instituição nesses processos, pois nada melhor do que o espaço escolar para colocar em prática o aprendizado adquirido nessas ocasiões e pôde-se perceber diante das respostas que a formação continuada representa um grande passo para a vida profissional do professor da atualidade, que os mesmos reconhecem a importância da atualização constante, da busca de saberes, para o seu aprimoramento e para o seu crescimento tanto como profissional quanto para o crescimento da escola como um todo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, DOCENTES, ATUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4550_10092017165617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMANUELY RODRIGUES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELY "
    "autor_email" => "emanuelyr45@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35789
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1398
    "inscrito_id" => 4550
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID"
    "resumo" => "A formação continuada é definida como o constante aperfeiçoamento de saberes, como a busca continua e constante do conhecimento e uma importante ferramenta de estudo para a formação do professor. Assim o presente trabalho consiste em uma análise que teve como objetivo avaliar a formação continuada dos professores supervisores participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, Subprojeto Biologia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, levando em consideração quais áreas de atualização, como se da essa formação e averiguar quais momentos de sua docência os mesmos designam para participar destes momentos, além de sondar o grau de informação dos docentes a respeito do que é a formação continuada de professores e a importância que os mesmos atribuem para isto. Os resultados obtidos foram que todos entendem sobre o que é formação continuada, pois através da análise pôde-se notar um grande conhecimento dos mesmos sobre o assunto, que na sua grande maioria, participam de formações que são oferecidas pelos órgãos de educação, e alguns por conta própria dedicando algumas horas do seu tempo, notou-se a importância do apoio da instituição nesses processos, pois nada melhor do que o espaço escolar para colocar em prática o aprendizado adquirido nessas ocasiões e pôde-se perceber diante das respostas que a formação continuada representa um grande passo para a vida profissional do professor da atualidade, que os mesmos reconhecem a importância da atualização constante, da busca de saberes, para o seu aprimoramento e para o seu crescimento tanto como profissional quanto para o crescimento da escola como um todo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, DOCENTES, ATUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4550_10092017165617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMANUELY RODRIGUES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELY "
    "autor_email" => "emanuelyr45@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação continuada é definida como o constante aperfeiçoamento de saberes, como a busca continua e constante do conhecimento e uma importante ferramenta de estudo para a formação do professor. Assim o presente trabalho consiste em uma análise que teve como objetivo avaliar a formação continuada dos professores supervisores participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, Subprojeto Biologia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, levando em consideração quais áreas de atualização, como se da essa formação e averiguar quais momentos de sua docência os mesmos designam para participar destes momentos, além de sondar o grau de informação dos docentes a respeito do que é a formação continuada de professores e a importância que os mesmos atribuem para isto. Os resultados obtidos foram que todos entendem sobre o que é formação continuada, pois através da análise pôde-se notar um grande conhecimento dos mesmos sobre o assunto, que na sua grande maioria, participam de formações que são oferecidas pelos órgãos de educação, e alguns por conta própria dedicando algumas horas do seu tempo, notou-se a importância do apoio da instituição nesses processos, pois nada melhor do que o espaço escolar para colocar em prática o aprendizado adquirido nessas ocasiões e pôde-se perceber diante das respostas que a formação continuada representa um grande passo para a vida profissional do professor da atualidade, que os mesmos reconhecem a importância da atualização constante, da busca de saberes, para o seu aprimoramento e para o seu crescimento tanto como profissional quanto para o crescimento da escola como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.