A aula prática na disciplina de Ciência é um instrumento indispensável para nortear a aprendizagem, no processo educativo. Neste trabalho objetivamos identificar e analisar a importância do uso de aula prática na disciplina de Ciências no 6º ano para os estudantes, bem como compreender as concepções dos estudantes sobre o conteúdo através da prática desenvolvida, pois acreditamos que é um elemento que auxilia na prática de ensino. O estudo foi realizado em uma escola pública localizada na zona urbana da cidade de Cubatí/PB, através de uma aula prática executada abordando o conteúdo programático sobre vulcões. A coleta dos dados dar-se-á por meio das análises dos discursos informais dos estudantes, referentes à aula. Portanto pode-se destacar que a execução de aulas práticas é de grande importância para a aprendizagem no processo de ensino da disciplina de Ciências. Esse trabalho comprova que quando acrescentamos atividades praticas ao cotidiano escolar, as nossas aulas tornam-se atrativas, os alunos ficam mais alegres, motivados e de certa forma a aprendizagem torna-se efetiva, significativa.