Nos últimos anos discussões relacionadas ao gênero, sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero estão cada vez mais comuns nos meios sociais, porém, por serem considerados por muitas pessoas como assuntos tabu, ainda há um preconceito por trás dessas discussões. A escola, por ser um ambiente social de construção da valorização e do respeito à diversidade, é necessário que essas discussões estejam inseridas no currículo para que se tente trabalhar questões como preconceito e discriminação, além de se objetivar também evitar o bullyng. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar a presença dos termos gênero e sexualidade ao longo das três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNC). Utilizou-se uma abordagem do tipo qualitativa e o referencial metodológico empregado foi o da análise de conteúdo. Baseados nesse referencial foram identificados dois índices: gênero e sexualidade, e foi elaborado um indicador denominado Educação e Sexualidade. A partir da referenciação dos índices e do indicador foi possível iniciar a análise. Foi identificado que os índices gênero e sexualidade estão presentes em todas as versões do documento, porém o número de ocorrências é variável, pois aumenta da primeira para segunda versão e diminui da segunda para a terceira. Mediante o exposto, por esse documento ser um normativo do currículo das escolas de educação básica do Brasil, é importante que possamos entender melhor a variação nas ocorrências dos termos, principalmente no que se refere às supressões dos referidos termos na terceira versão da BNC, pois essa corresponde a versão mais atualizada desse documento.