A decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias, que ao decompor restos de seres vivos, liberam elementos químicos para o meio. Estes componentes são reutilizados por outro ser vivo a partir da ciclagem de nutrientes. Diante da relevância da manutenção da vida nos ecossistemas, tais conteúdos fazem parte da formação inicial dos alunos no ensino de Ciências. O presente trabalho teve por objetivo, trabalhar esses conteúdos fazendo uso de uma abordagem didática de ensino por investigação. A proposta foi desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Natal. Para proporcionar o ensino e aprendizagem desses assuntos, fez-se o uso de uma atividade experimental-investigativa, sendo os conteúdos e atividades organizados em uma sequência didática. Foram utilizados questionários para a coleta e análise dos resultados de aprendizagem aplicada nessa SEI. Os resultados obtidos com a aplicação do método investigativo foram satisfatórios, pois, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a ação dos decompositores e assim, associar aos processos que ocorrem nos ecossistemas. Cerca de 80% dos alunos conseguiram entender o que é decomposição e 93% acham importante que esse processo ocorra nos ambientes. Além de contribuir para a assimilação dos conceitos estudados. Conclui-se que o método de ensino baseado na investigação e experimentação, pode ser uma estratégia relevante para o ensino de Ciências.