Este trabalho remete-se a um estudo de caso sobre o ensino da paisagem e do lugar nas aulas de Geografia associado ao uso do celular nas turmas de 1º ano do Ensino Médio no C. E. Benedito Leite em São Luís - MA. Os conteúdos escolhidos para a intervenção pedagógica fazem parte das categorias teóricas da ciência geográfica e associados a eles têm-se as categorias território e região, resultando dessa maneira na composição do espaço geográfico, espaço esse que é o objeto de estudo dessa área do conhecimento. Objetivou-se analisar a intervenção proposta, no caso, o recurso tecnológico como aparato para o emprego da metodologia ativa nas aulas de Geografia. Encontrou-se no uso do celular uma forma de tornar os conteúdos mais compreensíveis e mais próximos da realidade dos alunos, uma vez que pode ser utilizado em qualquer espaço e momentos diferentes, além de o mesmo fazer parte do cotidiano dos discentes. Nesse contexto temos como fundamentação teórica Castrogiovanni (2009), Santos (2008), Moran (2000), Damiani (2012), Bottentuit (2016) e documentos como PCN (BRASIL, 2000), e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). As atividades aplicadas objetivaram a relação entre a paisagem e o lugar por meio de fotografias e vídeos confeccionados pelos alunos com o uso do aparelho celular. Os resultados apontaram como o uso do celular facilitou a aprendizagem e assimilação dos conteúdos sobre paisagem e lugar, além de tornar a aprendizagem mais significativa, haja vista que os alunos conseguiram perceber a complexidade das paisagens e dos lugares componentes do espaço em que estão situados e se perceberem como integrante e modificador do mesmo.