Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36616
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2840
    "inscrito_id" => 7069
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Esse projeto proporciona momentos de vivencias em Educação Emocional com os professores da Educação Fundamental da Escola Municipal Duarte da Silveira no município de João Pessoa, visando à promoção da saúde destes profissionais. É possível perceber a ampla abrangência e importância da atuação da Educação Emocional no campo da educação escolar, compreendendo vários aspectos, como também nos processos educativos, tais como: a área do autoconhecimento, orientação profissional, atuando positivamente nos relacionamentos sociais, na saúde emocional, e principalmente no analfabetismo emocional. A Educação Emocional no âmbito escolar atua como uma fonte de prevenção primaria de vários problemas sociais e perturbações emocionais que muitas vezes são representados por comportamentos desagregadores. Além disso, se propõe a contribuir com o desenvolvimento da personalidade integral do indivíduo. Dentre os objetivos gerais da Educação Emocional podemos destacar os seguintes: adquirir um maior conhecimento das próprias emoções; identificar as emoções nas outras pessoas; desenvolver habilidades para vivenciar as emoções de forma saudável e libertadora. Além do que, desenvolve a capacidade de lidar com stress, a ansiedade e os estados depressivos de uma forma mais leve, tomando consciência dos fatores que induzem o bem-estar subjetivo. Para o desenvolvimento desse projeto foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para conhecer o diagnóstico inicial das emoções dos professores envolvidos no projeto. Posteriormente serão realizadas vivências tendo como tema as emoções que se destacaram no Inventário, são elas: ansiedade, raiva, amor e felicidade. Foram elaborados momentos pedagógicos de reflexões teórico-metodológicas, produzindo materiais didáticos sobre Educação Emocional e Promoção da Saúde para estes professores e professoras. Para os momentos de estudos, foram utilizados textos, para leitura e discursão; dinâmicas; músicas; vídeos e outros recursos que se fizerem necessário, com a intenção de atenderem as necessidades apontadas por estas e estes profissionais a partir da consolidação dos inventários respondidos em relação às questões das emoções. Os resultados referentes à aplicação do projeto são incipientes, pois as ações ainda estão em andamento e estão sendo analisados e avaliados por meio de reuniões periódicas com a equipe responsável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA18_ID7069_23092017110656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE"
    "autor_email" => "santosisinha@outlook.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36616
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2840
    "inscrito_id" => 7069
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Esse projeto proporciona momentos de vivencias em Educação Emocional com os professores da Educação Fundamental da Escola Municipal Duarte da Silveira no município de João Pessoa, visando à promoção da saúde destes profissionais. É possível perceber a ampla abrangência e importância da atuação da Educação Emocional no campo da educação escolar, compreendendo vários aspectos, como também nos processos educativos, tais como: a área do autoconhecimento, orientação profissional, atuando positivamente nos relacionamentos sociais, na saúde emocional, e principalmente no analfabetismo emocional. A Educação Emocional no âmbito escolar atua como uma fonte de prevenção primaria de vários problemas sociais e perturbações emocionais que muitas vezes são representados por comportamentos desagregadores. Além disso, se propõe a contribuir com o desenvolvimento da personalidade integral do indivíduo. Dentre os objetivos gerais da Educação Emocional podemos destacar os seguintes: adquirir um maior conhecimento das próprias emoções; identificar as emoções nas outras pessoas; desenvolver habilidades para vivenciar as emoções de forma saudável e libertadora. Além do que, desenvolve a capacidade de lidar com stress, a ansiedade e os estados depressivos de uma forma mais leve, tomando consciência dos fatores que induzem o bem-estar subjetivo. Para o desenvolvimento desse projeto foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para conhecer o diagnóstico inicial das emoções dos professores envolvidos no projeto. Posteriormente serão realizadas vivências tendo como tema as emoções que se destacaram no Inventário, são elas: ansiedade, raiva, amor e felicidade. Foram elaborados momentos pedagógicos de reflexões teórico-metodológicas, produzindo materiais didáticos sobre Educação Emocional e Promoção da Saúde para estes professores e professoras. Para os momentos de estudos, foram utilizados textos, para leitura e discursão; dinâmicas; músicas; vídeos e outros recursos que se fizerem necessário, com a intenção de atenderem as necessidades apontadas por estas e estes profissionais a partir da consolidação dos inventários respondidos em relação às questões das emoções. Os resultados referentes à aplicação do projeto são incipientes, pois as ações ainda estão em andamento e estão sendo analisados e avaliados por meio de reuniões periódicas com a equipe responsável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA18_ID7069_23092017110656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE"
    "autor_email" => "santosisinha@outlook.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse projeto proporciona momentos de vivencias em Educação Emocional com os professores da Educação Fundamental da Escola Municipal Duarte da Silveira no município de João Pessoa, visando à promoção da saúde destes profissionais. É possível perceber a ampla abrangência e importância da atuação da Educação Emocional no campo da educação escolar, compreendendo vários aspectos, como também nos processos educativos, tais como: a área do autoconhecimento, orientação profissional, atuando positivamente nos relacionamentos sociais, na saúde emocional, e principalmente no analfabetismo emocional. A Educação Emocional no âmbito escolar atua como uma fonte de prevenção primaria de vários problemas sociais e perturbações emocionais que muitas vezes são representados por comportamentos desagregadores. Além disso, se propõe a contribuir com o desenvolvimento da personalidade integral do indivíduo. Dentre os objetivos gerais da Educação Emocional podemos destacar os seguintes: adquirir um maior conhecimento das próprias emoções; identificar as emoções nas outras pessoas; desenvolver habilidades para vivenciar as emoções de forma saudável e libertadora. Além do que, desenvolve a capacidade de lidar com stress, a ansiedade e os estados depressivos de uma forma mais leve, tomando consciência dos fatores que induzem o bem-estar subjetivo. Para o desenvolvimento desse projeto foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para conhecer o diagnóstico inicial das emoções dos professores envolvidos no projeto. Posteriormente serão realizadas vivências tendo como tema as emoções que se destacaram no Inventário, são elas: ansiedade, raiva, amor e felicidade. Foram elaborados momentos pedagógicos de reflexões teórico-metodológicas, produzindo materiais didáticos sobre Educação Emocional e Promoção da Saúde para estes professores e professoras. Para os momentos de estudos, foram utilizados textos, para leitura e discursão; dinâmicas; músicas; vídeos e outros recursos que se fizerem necessário, com a intenção de atenderem as necessidades apontadas por estas e estes profissionais a partir da consolidação dos inventários respondidos em relação às questões das emoções. Os resultados referentes à aplicação do projeto são incipientes, pois as ações ainda estão em andamento e estão sendo analisados e avaliados por meio de reuniões periódicas com a equipe responsável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.