O presente estudo, em andamento desde agosto de 2016 e que se encerrará em agosto de 2018, sobre a “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar”: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 60165016.0.0000.5165) tem como sujeitos pesquisados estudantes do ensino médio em duas escolas estaduais e uma escola particular em Cuiabá, e quatro campi do IFMT, os de Cuiabá e de outras regiões de Mato Grosso. Especificamente, o interesse direciona-se para a observação das relações humanas e sociais no limiar deste século, em que, mesmo diante dos avanços em relação aos Direitos Humanos, paradoxalmente, no meio escolar, são recorrentes a violação dos Direitos Humanos e os casos de Bullying.Terá como eixo metodológico a pesquisa qualitativa – descritiva e interpretativa, balizada por questionários com perguntas fechadas e abertas. Os dados serão tratados sob o olhar da Análise de Discurso Crítica e análise descritiva. A escolha da Análise de Discurso Crítica, como método para análise de dados está na importância que essa abordagem teórico-metodológica atribui ao papel social da linguagem. Dentre as metas a serem alcançadas, temos: Diagnóstico da situação de violação dos Direitos Humanos no universo pesquisado, traçando indicadores da violência escolar envolvendo adolescentes e descrição de processos instituintes de combate e prevenção à violência escolar.