O presente estudo intenciona articular uma proposta de ensino para aulas de química com fundamentos teóricos e legais respaldados pela lei 10.639/03 que torna obrigatória a inserção do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. Os envolvidos foram alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Iporá-Goiás. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, esquematizada em duas fases, cujo objetivo geral foi proporcionar a interação entre conhecimentos científicos da Química e a formação social a fim de incentivar uma nova visão sobre a cultura afro-brasileira. As fases da pesquisa foram: I- Aplicação de um questionário para identificar o conhecimento e os temas de interesses dos alunos pela história e cultura Afro-Brasileira, e a construção de uma almanaque relacionando a temática aos conteúdos de Química; II- Planejamento da aula para avaliação do almanaque: o material foi apresentado aos alunos em duas aulas da disciplina de História, os mesmos forma divididos em grupos e posteriormente tiveram tempo para leitura e exposição dos assuntos que gostaram e que abordavam conhecimentos novos. Os resultados apontam que o tema é pouco trabalhado nas escolas, especialmente nas disciplinas de Ciências da Natureza. Os participantes da pesquisa que mencionaram ter estudado sobre o tema relataram que o mesmo foi ministrado apenas nas disciplinas de História, Artes e Geografia. A aplicação do questionário foi positiva por permitir a identificação de assuntos de interesse dos alunos, facilitando a construção do almanaque, e despertando a curiosidade dos mesmos para o material. Por fim, foram realizadas algumas correções no material didático construído, e que o mesmo possui grande potencial para proporcionar o ensino contextualizado da Química e favorece ir de encontro com as propostas da Lei 10.639/03.