O avanço e o desenvolvimento tecnológico impulsionaram o intenso ritmo do mundo globalizado e a complexidade crescente de tarefas que abrangem as tecnologias trazem consigo inúmeros impactos que atingem diversas áreas sociais. A educação não escapa das constantes transformações e cada vez mais a tecnologia se faz presente na escola e, consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Com isso, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação permitiram o desenvolvimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), que surgiram e se popularizam sistematicamente tendo seu uso focado prioritariamente na Educação a Distância e em cursos de Graduação ou Pós-Graduação. Contudo, esta ferramenta pode propiciar uma possibilidade real de utilização significativa também em cursos presenciais e da educação básica, desde que façam parte de um projeto de inserção de tecnologias nos componentes curriculares bem elaborados e com todo um planejamento prévio realizado. Logo, o presente trabalho pode ser considerado uma pesquisa introdutória em que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem foram apresentados como recurso pertinente de utilização com suas ferramentas de mediação do processo ensino-aprendizagem tanto no ensino presencial como no ensino à distância, além de perfeitamente aplicáveis tanto no ensino superior como em todas as modalidades de ensino que compõem a educação básica. Isto quer dizer que essa investigação à medida que conceitua e cita funcionalidades presentes nos ambientes virtuais, objetiva despertar a academia para a possibilidade viável de utilização destas ferramentas na educação básica de forma facilitada, a fim de que experiências neste sentido sejam realizadas e este projeto se fortaleça.