O Estágio Curricular tem se constituído oportunidade de extrema relevância para a formação docente, visto que permite uma aproximação com o universo de atuação profissional para o estudo dos fenômenos do ensinar e do aprender a profissão, contribuindo, sobremaneira, para a construção da identidade profissional. Este artigo é resultado do exercício reflexivo empreendido durante a vivência do Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil, componente da estrutura curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Objetiva relatar nossas primeiras experiências da práxis docente no que concerne a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Para tanto, realizamos observação participante e intervenções compartilhadas em uma turma do Maternal I, composta por dezoito crianças, com dois anos de idade, em uma creche-escola pertencente à rede pública do município de São Luís – MA. Compreendendo o estágio como espaço privilegiado para a pesquisa sobre a práxis docente, tivemos como perguntas norteadoras de nossa investigação-intervenção: Qual espaço é destinado às crianças para o brincar na rotina da creche-escola? Ele tem contribuído para o desenvolvimento das crianças do Maternal I? De que maneira? Reconhecendo que o brincar favorece o desenvolvimento de aspectos da consciência corporal, percepção, memória, linguagem e pensamento implementamos um projeto de trabalho, durante os meses de março a junho do ano de 2016, uma vez que em nossas observações foi identificado a inexistência de espaço e tempo sistemático e intencionalmente organizado para o brincar na escola campo. As conclusões revelaram que são necessários conhecimentos específicos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil para se assumir a gestão de turmas com crianças pequenas e pequeninas, para favorecer o pleno desenvolvimento das mesmas. O Estágio Supervisionado é um espaço privilegiado para o aprendizado sobre a docência na educação infantil, visto que permite estudar, pesquisar, planejar, intervir e avaliar os caminhos percorridos na docência colaborativa. A partir de uma intervenção cuidadosamente planejada, vimos o quanto o brincar mobiliza aprendizagens importantes para as crianças tão pequenas que se apresentam extremamente lúdicas e cinestésicas. A vivência da docência na educação infantil reafirmou a importância de uma sólida formação para que o professor consiga oportunizar boas e ricas experiências de aprendizagem às crianças, favorecendo o seu desenvolvimento pleno.