O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o intuito de aprimorar a formação docente dos cursos de licenciatura do Brasil. Neste contexto as ações desenvolvidas no PIBID da Licenciatura em Geografia do IFPE envolvem atividades teóricas, práticas e reflexivas. Dentre estas atividades são desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras que os graduandos aprendem para replicarem na escola. Uma delas corresponde a experimentoteca de solos, em que os bolsistas do programa aprenderam a realizá-la no laboratório de Geografia do IFPE e executaram-na com a turma do 9º ano da Escola Educador Paulo Freire localizada no bairro do Bongi, município de Recife - PE. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência da realização da experimentoteca de solos como contribuição para a formação do docente em Geografia. Como procedimento metodológico para a realização desta experiência, e seu posterior exercício de reflexão, foram feitas leituras, debates, aquisição de material, realização da experimentoteca de solos no laboratório de Geografia do IFPE e na Escola Educador Paulo Freire. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a realização dessa prática e sobre o aprendizado, tomando-se como base as experiências de outros autores e dialogando com outras ações realizadas no PIBID. A oficina foi importante, por um lado, para os bolsistas PIBID, pois proporcionou a experiência de ministrar aula e desenvolver novos métodos pedagógicos, e, por outro, para o professor e alunos da escola por aprenderem o conteúdo de uma forma dinâmica que foge do modelo expositivo de ensino, e pela relação feita entre o conteúdo trabalhado com as realidades desses estudantes do ensino básico.