O presente estudo discute os Programas de Assistência Estudantil das Universidades do estado da Paraíba: Universidade Federal de Campina-Grande/UFCG e Universidade Federal da Paraíba/UFPB a luz avaliativa dos assistentes sociais inseridos na materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES. A justificativa para explorar a temática da Assistência Estudantil ocorreu por conta da inserção do referido autor como assistente social no CCTA/UFCG, de modo a contribuir com a compreensão desse programa, haja vista ser um estudioso da temática favorecendo a produção de conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES. Do ponto de vista metodológico adotou-se o método crítico-dialético, análise de conjuntura e bibliográfica explorando as categorias analíticas de Crise do capital, Reforma do Estado, Questão Social, Política Social, Educação Brasileira, Reforma do Ensino Superior e seus desdobramentos para o Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES. Por meio de pesquisa quali-quatitativa, aplicaram-se questionários nos campi da UFCG e UFPB junto aos assistentes sociais que desenvolvem suas atribuições profissionais nesses programas. Em linhas gerais, sinaliza-se que em 2007 foi implementado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais/REUNI nas universidades públicas, que dentre outros eixos de atuação desse plano, situa-se a assistência estudantil. Porém, embora o PNAES desempenhe função importante junto a vida dos ingressos nas universidades, esse programa não atende a demanda recorrente por assistência estudantil inviabilizando assim, a permanência no ensino superior público, ocasionando dessa forma a evasão nos cursos de graduação das referidas instituições de ensino/IES, agudizando dessa forma as expressões da questão social dos estudantes da UFCG e UFPB.