Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE UM MODELO DIDÁTICO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DA MEIOSE E CONCEITOS DE GENÉTICA

Palavra-chaves: CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS, CROSSING-OVER, ENSINO, VARIABILIDADE GENÉTICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Devido aos conceitos, muitas vezes abstratos, a genética está entre as áreas da biologia com mais dificuldade de compreensão pelos estudantes. Desse modo, os alunos são levados a decorar os conceitos, não os entendendo verdadeiramente. A meiose é um dos assuntos de maior dificuldade e compreensão, comprometendo os conhecimentos e curiosidades dos alunos em relação à importância da reprodução sexuada e da variabilidade genética para os seres vivos. A fim de facilitar a compreensão da meiose pelos estudantes foi desenvolvido um modelo didático que permite melhorar o entendimento deste processo e de conceitos como cromossomos homólogos, alelos e crossing-over. Para confecção do modelo foram empregados materiais de baixo custo que garantissem durabilidade e versatilidade de usos. Com o modelo, espera-se que os estudantes compreendam a duplicação do DNA, processo que consiste na formação da cromátide irmã de cada cromossomo e, por vezes, é mal interpretado e confundido com a duplicação dos cromossomos. O modelo também permitirá demonstrar o pareamento dos cromossomos homólogos e o crossing-over durante a prófase I, assim como a segregação aleatória dos cromossomos homólogos na anáfase I, de modo que o aluno entenda a importância destes eventos para a variabilidade genética. Também poderão ser facilitados termos considerados alicerces para o entendimento da genética, como alelos, lócus, homozigoto e heterozigoto. Finalmente, o modelo pode ser utilizado em diferentes abordagens dentro da sala de aula, tal como a compreensão da mitose e das alterações cromossômicas, tornando-se um bom aliado para o professor no processo de ensino-aprendizagem.

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