Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ORALIDADE E NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DIFICULDADES, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35745
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4217
    "inscrito_id" => 8474
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ORALIDADE E NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA"
    "resumo" => "Este presente artigo apresenta de forma direta, resultados de uma pesquisa elaborada com uma professora da Escola Estadual Indígena José Carapina, situada na aldeia Ouricuri/ Terra Indígena Jeripancó, Pariconha- AL, tendo como objetivo analisar os processos que dificultam a aprendizagem na oralidade e na escrita dos alunos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica, considerando ainda, a participação familiar e as condições de vida de cada criança. A coleta de dados mediantes dois instrumentos, primeiro momento com uma entrevista semiestruturada com uma professora do 3° ano do ensino fundamental I, dando ênfase a questão do currículo escolar e as metodologias presentes no mesmo, viabilizando a prática do professor pelo ensino diferenciado da escola indígena e o desenvolvimento dos alunos, seguidas de aspectos gerenciados pelas mutações sociais, em segundo momento através de uma análise de atividade de duas crianças da respectiva turma. Para tanto, vê-se que a prática docente da professora vai além da graduação, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas. Contudo, como resultados destacamos o quanto é importante olhar a educação sobre um engajamento político, social e cultural considerando que estes, sempre estiveram dentro do espaço educacional, por isso é necessário através da experiência docência alcançarmos novos métodos de ensino, sem limitar cada identidade. De modo geral, a alfabetização é adquirida processualmente de acordo com o ensino apresentado, as atividades observadas mostram o nível de desenvolvimento das crianças, em que o educador deve considerar todas as necessidades de cada criança, trabalhando em função da realidade vivenciada por cada um."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DIFICULDADES, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8474_16102017191834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVÂNIA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA SOUZA"
    "autor_email" => "edvania.sandes@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35745
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4217
    "inscrito_id" => 8474
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ORALIDADE E NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA"
    "resumo" => "Este presente artigo apresenta de forma direta, resultados de uma pesquisa elaborada com uma professora da Escola Estadual Indígena José Carapina, situada na aldeia Ouricuri/ Terra Indígena Jeripancó, Pariconha- AL, tendo como objetivo analisar os processos que dificultam a aprendizagem na oralidade e na escrita dos alunos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica, considerando ainda, a participação familiar e as condições de vida de cada criança. A coleta de dados mediantes dois instrumentos, primeiro momento com uma entrevista semiestruturada com uma professora do 3° ano do ensino fundamental I, dando ênfase a questão do currículo escolar e as metodologias presentes no mesmo, viabilizando a prática do professor pelo ensino diferenciado da escola indígena e o desenvolvimento dos alunos, seguidas de aspectos gerenciados pelas mutações sociais, em segundo momento através de uma análise de atividade de duas crianças da respectiva turma. Para tanto, vê-se que a prática docente da professora vai além da graduação, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas. Contudo, como resultados destacamos o quanto é importante olhar a educação sobre um engajamento político, social e cultural considerando que estes, sempre estiveram dentro do espaço educacional, por isso é necessário através da experiência docência alcançarmos novos métodos de ensino, sem limitar cada identidade. De modo geral, a alfabetização é adquirida processualmente de acordo com o ensino apresentado, as atividades observadas mostram o nível de desenvolvimento das crianças, em que o educador deve considerar todas as necessidades de cada criança, trabalhando em função da realidade vivenciada por cada um."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DIFICULDADES, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8474_16102017191834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVÂNIA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA SOUZA"
    "autor_email" => "edvania.sandes@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este presente artigo apresenta de forma direta, resultados de uma pesquisa elaborada com uma professora da Escola Estadual Indígena José Carapina, situada na aldeia Ouricuri/ Terra Indígena Jeripancó, Pariconha- AL, tendo como objetivo analisar os processos que dificultam a aprendizagem na oralidade e na escrita dos alunos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica, considerando ainda, a participação familiar e as condições de vida de cada criança. A coleta de dados mediantes dois instrumentos, primeiro momento com uma entrevista semiestruturada com uma professora do 3° ano do ensino fundamental I, dando ênfase a questão do currículo escolar e as metodologias presentes no mesmo, viabilizando a prática do professor pelo ensino diferenciado da escola indígena e o desenvolvimento dos alunos, seguidas de aspectos gerenciados pelas mutações sociais, em segundo momento através de uma análise de atividade de duas crianças da respectiva turma. Para tanto, vê-se que a prática docente da professora vai além da graduação, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas. Contudo, como resultados destacamos o quanto é importante olhar a educação sobre um engajamento político, social e cultural considerando que estes, sempre estiveram dentro do espaço educacional, por isso é necessário através da experiência docência alcançarmos novos métodos de ensino, sem limitar cada identidade. De modo geral, a alfabetização é adquirida processualmente de acordo com o ensino apresentado, as atividades observadas mostram o nível de desenvolvimento das crianças, em que o educador deve considerar todas as necessidades de cada criança, trabalhando em função da realidade vivenciada por cada um.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.