Este trabalho teve como objetivo analisar uma Sequencia de Ensino (SE) envolvendo a utilização dos Mapas Conceituais (MC) no processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos relacionados ao Táxon Platyhelminthes dentro do ensino de zoologia de invertebrados na educação básica. A sequencia de ensino foi aplicada com 35 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da instituição de Ensino “Master Colégio e Curso”, localizada em zona urbana de Norte de Natal - RN. Visando tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, utilizou-se de uma Sequência de Ensino constituídas nas seguintes etapas: 1)sistematização e aprofundamento de conhecimentos relativos ao táxon Platyhelminthes, 2)Familiarização com MC, 3)Elaboração de MC, e, 4)Socialização dos MC. Visando avaliar a SE, utilizou-se de um questionário do tipo Likert, contendo afirmativas, acerca das atividades desenvolvidas. Diante os dados positivos alcançados nessa pesquisa, verificou-se a aplicabilidade e eficácia dos Mapas Conceituais para explorar os diversos aspectos biológicos relacionados ao táxon Platyhelminthes, bem como de outros grupos de animais invertebrados. Nesse contexto, pode-se inferir que os MC se constitui como um recurso didático potencializador para a aprendizagem dos diversos táxons explorados na Zoologia, e, recomenda-se a sua utilização para trabalhar os diversos conhecimentos dentro do ensino de Ciências e Biologia na educação básica.