O presente artigo2 apresenta uma proposta de inovação pedagógica que consiste na revitalização e ressignificação das práticas pedagógicas para superar dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, a metodologías de ensino e aos indicadores de qualidade da educação básica. Tem por objetivo propor novas estratégias de melhoria do desempenho escolar em matemática dos alunos dos Anos Finais de uma escola da rede particular de ensino. Para a realização do propósito, utilizaram-se, como instrumentos, os questionários de opinião, a entrevista narrativa e a pauta de análise de registros escritos, a partir dos fundamentos da ferramenta F.O.F.A para analisar o ambiente interno e externo da instituição, no que se refere às dificuldades dos professores de matemática em implementar novas estratégias que favoreçam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Evidenciou-se que os principais recursos didáticos adotados pelos professores de matemática estão relacionados ao uso do livro didático e do computador. Foi identificado uma forte dicotomia entre o discurso dos entrevistados e a prática desenvolvida em sala de aula. Data vênia, reconhece-se a importância e a influência das propostas inovadoras na melhoria do ensino da matemática, enquanto ferramenta de aprendizagem. Ademais, infere-se que a inovação pedagógica direcionada para o ensino dessa disciplina é uma estratégia relevante, todavia, é preciso superar alguns desafios a fim de novas práticas serem consolidadas. Essa inovação pedagógica oferece um suporte teórico e prático sobre esse tema para despertar nos sujeitos interesados o desejo incessante de transformar o ensino da matemática em um processo de aprendizagem significativa.