Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO SABER FILOSÓFICO.

Palavra-chaves: SABER FILOSÓFICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35139
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5004
    "inscrito_id" => 649
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO SABER FILOSÓFICO."
    "resumo" => "A referida proposta tem como objetivo geral compreender de que modo o saber filosófico contido na proposta pedagógica curricular do curso de licenciatura em Educação do Campo possibilita uma formação em e para os direitos humanos. Objetiva-se assim situar a importância e o papel da formação inicial do professor no processo formativo de sujeitos de direitos para atuarem na realidade do campo.   O currículo é problematizado no contexto da formação inicial de professores do curso de licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG, especificamente na área de Filosofia, estabelecendo um diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. A Educação em Direitos Humanos Para esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vasta revisão de literatura sobre o currículo no ensino de Filosofia no contexto da formação de professores e a articulação com os saberes e práticas do campo. Também como percurso metodológico utilizou-se de uma pesquisa documental do PPC do referido curso, investigando como o Currículo de Filosofia articula-se com a proposta de Educação do Campo. No decorrer de nossa análise bibliográfica pode-se perceber a importância de uma discussão em torno do currículo articulado a formação de professores.  Já através da análise documental do PPC do Curso, a possibilidade de problematização da Educação do Campo a partir de temas da Filosofia através da contextualização. Assim, pretendeu-se perceber como o ensino de Filosofia contribui de forma decisiva na formação de professores críticos, reflexivos e transformadores de sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SABER FILOSÓFICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID649_17102017155623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERCIO RAMON ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TERCIO RAMON"
    "autor_email" => "terciofilosofo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35139
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5004
    "inscrito_id" => 649
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO SABER FILOSÓFICO."
    "resumo" => "A referida proposta tem como objetivo geral compreender de que modo o saber filosófico contido na proposta pedagógica curricular do curso de licenciatura em Educação do Campo possibilita uma formação em e para os direitos humanos. Objetiva-se assim situar a importância e o papel da formação inicial do professor no processo formativo de sujeitos de direitos para atuarem na realidade do campo.   O currículo é problematizado no contexto da formação inicial de professores do curso de licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG, especificamente na área de Filosofia, estabelecendo um diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. A Educação em Direitos Humanos Para esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vasta revisão de literatura sobre o currículo no ensino de Filosofia no contexto da formação de professores e a articulação com os saberes e práticas do campo. Também como percurso metodológico utilizou-se de uma pesquisa documental do PPC do referido curso, investigando como o Currículo de Filosofia articula-se com a proposta de Educação do Campo. No decorrer de nossa análise bibliográfica pode-se perceber a importância de uma discussão em torno do currículo articulado a formação de professores.  Já através da análise documental do PPC do Curso, a possibilidade de problematização da Educação do Campo a partir de temas da Filosofia através da contextualização. Assim, pretendeu-se perceber como o ensino de Filosofia contribui de forma decisiva na formação de professores críticos, reflexivos e transformadores de sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SABER FILOSÓFICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID649_17102017155623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERCIO RAMON ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TERCIO RAMON"
    "autor_email" => "terciofilosofo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A referida proposta tem como objetivo geral compreender de que modo o saber filosófico contido na proposta pedagógica curricular do curso de licenciatura em Educação do Campo possibilita uma formação em e para os direitos humanos. Objetiva-se assim situar a importância e o papel da formação inicial do professor no processo formativo de sujeitos de direitos para atuarem na realidade do campo. O currículo é problematizado no contexto da formação inicial de professores do curso de licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG, especificamente na área de Filosofia, estabelecendo um diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. A Educação em Direitos Humanos Para esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vasta revisão de literatura sobre o currículo no ensino de Filosofia no contexto da formação de professores e a articulação com os saberes e práticas do campo. Também como percurso metodológico utilizou-se de uma pesquisa documental do PPC do referido curso, investigando como o Currículo de Filosofia articula-se com a proposta de Educação do Campo. No decorrer de nossa análise bibliográfica pode-se perceber a importância de uma discussão em torno do currículo articulado a formação de professores. Já através da análise documental do PPC do Curso, a possibilidade de problematização da Educação do Campo a partir de temas da Filosofia através da contextualização. Assim, pretendeu-se perceber como o ensino de Filosofia contribui de forma decisiva na formação de professores críticos, reflexivos e transformadores de sua realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.