O trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de todo o Brasil, tomando como referência as Instituições de Ensino Superior (IES) federais do nosso país, sendo uma de cada estado, com destaque para as capitais, tendo como referências as legislações que regem a educação brasileira. Analisamos vinte e cinco (25) cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. As universidades federais do estado de São Paulo e do Distrito Federal não foram analisadas por não disponibilizarem sua matriz curricular virtualmente durante o referido estudo. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas ofertadas nas diferentes regiões do país, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e/ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se que a Região Sudeste apresenta os menores índices de horas de disciplinas direcionadas para a prática dos futuros licenciados, quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil.