LEITE, Josefa Lieuza. A reverberação da arte literária em âmbito educacional. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35608>. Acesso em: 23/12/2024 03:26
As atividades realizadas no contexto educativo, a exemplo do texto literário, certificam que as diversas expressões artísticas juntamente com o texto literário não apenas no ensino médio, mas em toda educação básica potencializam esta confluência de saberes, desde que tenha um cuidado na verificação das particularidades de cada manifestação artística. A leitura do texto literário no ensino fundamental ou no ensino médio, ou seja, em toda educação básica, compreende-se melhor quando trabalhado com outras manifestações artísticas, a exemplo da música, da dança, do teatro, etc; estas são expressões culturais que trabalhando com o texto, seja em poesia ou em prosa motiva o aluno a buscar um melhor entendimento daquilo que se ler, devido considerar as variadas linguagens em âmbito educacional. Na ação da leitura condições diversas expressas pela arte entram na construção de sentidos. Nesse ponto de vista, na tessitura da produção do trabalho salientam-se considerações de interconexão no que concerne ao texto literário e algumas expressões artísticas, voltado para a reflexão destes saberes na prática docente, aproximando as distintas linguagens. Utiliza-se como método neste artigo, a pesquisa qualitativa; quanto à técnica, a bibliográfica. Com o objetivo de ressaltar a relevância do texto literário com a arte, este artigo tem o propósito de reconhecer a magnitude do liame das diversas expressões artísticas ao texto literário na educação. O vertente trabalho, nesta perspectiva, relaciona a arte literária a outras formas de arte que otimizam o texto literário. Logo, a seguir serão examinados materiais teóricos, como: Cândido (1970), Coutinho (2004), Moisés (2012) entre outros; e, artigos acerca da temática.