Tendo como referência os estudos investigativos realizados no Mestrado e Doutorado (2010-2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM, pesquisando e orientando estudantes de graduação sobre os saberes locais e sua inserção no currículo escolar na perspectiva de repensar e dar novos significados às práticas curriculares, este artigo pretende descrever os resultados de alguns questionamentos suscitados a partir do contato com docentes colaboradores das escolas que durante a trajetória de pesquisas em campo participaram com dados que geraram debates, inquietações e proposições para estudos no campo do Currículo escolar e os Saberes Locais, sobretudo, na realidade das escolas de Ensino Fundamental em Parintins-Amazonas. Há uma difusa e tensa discussão nas teorias do currículo sobre os conteúdos que realmente importam para serem desenvolvidos em sala de aula com os estudantes. Apple (2006), Moreira; Candau (2008), Santomé (1995), Ghedin (2006), Silva (2010), Moreira e Silva (1995), Geertz (1997), Lopes (1999), dentre outros os quais colocam em pauta posições que contestam a priorização dos saberes científicos e universais em detrimento dos saberes locais e singulares dos grupos culturais. Portanto, pensar um currículo escolar que atenda as distintas realidades é requerer o acesso às múltiplas experiências, valores, costumes e saberes diversos. Portanto serão socializados os resultados de entrevistas com 05 (cinco) docentes do 5º ano do ensino fundamental, articulados à observação realizada em sala de aula. Trata-se de uma reflexão sobre o espaço dos saberes locais do contexto amazonense nas práticas curriculares, salientando a necessidade de convivência entre o local e o universal, o singular e o diverso, pois é importante que o estudante encontre nos currículos vivenciados na escola a conexão com os elementos identitários que constituem as localidades amazônicas. Somente reformular conteúdos, aumentar ou diminuir disciplinas e ementas, seguir parâmetros, diretrizes, bases curriculares ou modificar metodologias, não darão conta das diferentes e complexas realidades que permeiam a escola.