Vários países do mundo enfrentam hoje o desafio de aumentar a motivação dos alunos, seu interesse pelas ciências naturais e, consequentemente, seu bom rendimento escolar nestas disciplinas. Modelos são interpretações do real que facilitam a apropriação e a construção de saberes científicos. A modelização, construção de um modelo, é um procedimento importante em didática, pois amplia o espaço de participação e de reflexão com tomada de decisão dos alunos, estimulando a atitude investigativa. A abordagem investigativa é preconizada nos programas oficiais franceses e vem sendo aplicada efetivamente neste país desde 2006. Uma análise qualitativa focalizada na problemática da utilização de modelos e modelizações neste contexto de ensino pode endossar a reflexão e o desenvolvimento de novos programas. Este estudo baseou-se em um estágio de mestrado profissional realizado em 2017 no estabelecimento de ensino médio público francês Lycée Honoré d’Estienne d’Orves, (Nice, França). Foram observadas 40 aulas de Ciências da Vida e da Terra onde em 85% delas propunha-se uma abordagem investigativa e nas quais modelos e modelizações tinham lugar de destaque. Três aulas são brevemente discutidas nesta apresentação, onde estes instrumentos foram empregados em diferentes situações didáticas: na construção do modelo pelos alunos a partir de uma realidade complexa, na reprodução de um modelo físico e analógico simples proposto pelo professor e na utilização do modelo para conceber uma experiência cujo grau de dificuldade exigiu a intervenção do professor e mostrou o limite da estratégia por si só. Constatou-se, portanto, a função essencial do professor, mesmo se situações a-didáticas são desejadas nesta abordagem, de ser capaz de se servir do modelo e do processo de construção deste para conduzir seus alunos à uma aprendizagem sólida e duradoura, associando-os aos recursos teóricos para que esta aprendizagem seja completa. Concluiu-se que modelos e modelizações são recursos promissores para facilitar o acesso cognitivo, a abstração e a aquisição dos saberes, de aproximar os alunos do método científico e ultrapassar a simples e atrativa perspectiva empírica do ensino por investigação. Para tal, porém, é necessário que estejam bem inseridos no triângulo didático professor – aluno - modelo/modelização.