Resumo: O artigo aqui apresentado traz recorte de pesquisa realizada em que se buscou analisar discursos presentes nos planos de ensino elaborados por professores de Educação Física da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB, durante arealização de um curso de formação continuada ministrado no ano de 2012. O esudo fundamentou-se em noções teóricas de Maingueneau (2002), principalmente aquelas que dizem respeito a conceitos de cenografia e ethos. Essa noções se constituíram de dispositivos analíticos das discursividades que produzem sentidos nos referidos planos. A ideia inicial era precrustar se perpassavam esses planos de ensino efeitos de sentidos de práticas que validam o modelo tecnicista ou, ao contrário, a procedimentos que adotam a cultura corporal do movimento. Entendendo que a última abordagem apresenta relação estreita com os princípios adotados pela cultura corporal do movimento, procurou-se verificar se as discursividades presentes nos planos seguem a orientação da proposta solicitada. A pesquisa teve como objeto de estudo 34 (trinta e quatro) planos de ensino escolhidos de forma aleatória, dos quais 17 (dezessete) são destinados às séries iniciais e outros 17 (dezessete) destinados às séries finais do ensino fundamental. A análise revelou que um considerável número de profissionais ainda apresenta dificuldades na construção de sua proposta de atividades pedagógicas. Mas, as análises realizadas também nos permitiram apreender sentidos que revelam um relativo progresso no contexto geral, o que nos permite concluir que os professores vem mudando ou procurando inserir novos saberes escolares, perspectivando a função social da disciplina no seu fazer pedagógico no contexto escolar. Não foram considerados indicadores como tempo de formação ou tempo de atuação em sala de aula.
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