O estágio é uma possibilidade – Uma possibilidade de desenvolvimento, de crescimento, conhecimento pessoal e aproximação profissional. Isso acontece porque o estágio envolve relações interpessoais e aprendizado valorativo. Relação entre professor e estagiário; relação entre estagiário e crianças; relação entre coordenador/gestor e estagiário, onde, há trocas de conhecimentos e experiências. Assim, também é o estágio a oportunidade de formação do futuro gestor.
Contudo, para que o estágio seja proveitoso para todos, especialmente para o estagiário, é necessário que este tenha em mente a sua condição como aprendiz e valorizar o conhecimento dos demais profissionais da educação.
Ainda, para que o estagiário tenha um maior aproveitamento, são necessários dois elementos fundamentais: o primeiro é o conhecimento teórico que permite a ampliação e análise do contexto onde o estágio ocorre e o segundo é a postura de pesquisador, que não pode ser adquirida sem que antes se construa um espírito de criticidade (pois a crítica, positiva ou negativa, deve ser resultado de uma análise prévia) para efetuar o diagnóstico (feito primeiramente através do registro das atividades) e a partir dele, elaborar projetos de intervenção, caso necessário.
Dessa forma podemos, através do estágio, testemunhar a união indissociável de teoria e prática, através do entendimento desses dois elementos fundamentais citados acima. Caracteriza-se, assim, uma postura investigativa somada a um conhecimento prévio, o qual deu origem à mesma postura e vice versa. Ou seja, a teoria surge da prática e a guia, possibilitando uma melhor compreensão sobre o que é experimentado na prática e, por consequente, permitindo uma melhoria nos contextos de atuação.
O estágio em questão tem por objetivos compreender a dinâmica da realidade escolar, em especial no que se refere à gestão e organização do ambiente escolar; vivenciar o processo de gestão no sistema de ensino, contemplando unidades escolares e demais órgãos, estabelecendo a necessária relação teoria/ prática na abordagem da realidade escolar por meio da identificação de problemas e proposição de alternativas de solução; desenvolver capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.
Este relatório objetiva o registro dessas experiências vividas durante essas noventa horas de estágio, que foram divididas em três etapas, e consequentemente, socializar e analisar se os objetivos traçados em seu início foram alcançados o não.