O ESTÁGIO EM GESTÃO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
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Assim, também é o estágio a oportunidade de formação do futuro gestor.\r\n Contudo, para que o estágio seja proveitoso para todos, especialmente para o estagiário, é necessário que este tenha em mente a sua condição como aprendiz e valorizar o conhecimento dos demais profissionais da educação.\r\n Ainda, para que o estagiário tenha um maior aproveitamento, são necessários dois elementos fundamentais: o primeiro é o conhecimento teórico que permite a ampliação e análise do contexto onde o estágio ocorre e o segundo é a postura de pesquisador, que não pode ser adquirida sem que antes se construa um espírito de criticidade (pois a crítica, positiva ou negativa, deve ser resultado de uma análise prévia) para efetuar o diagnóstico (feito primeiramente através do registro das atividades) e a partir dele, elaborar projetos de intervenção, caso necessário.\r\n Dessa forma podemos, através do estágio, testemunhar a união indissociável de teoria e prática, através do entendimento desses dois elementos fundamentais citados acima. Caracteriza-se, assim, uma postura investigativa somada a um conhecimento prévio, o qual deu origem à mesma postura e vice versa. Ou seja, a teoria surge da prática e a guia, possibilitando uma melhor compreensão sobre o que é experimentado na prática e, por consequente, permitindo uma melhoria nos contextos de atuação.\r\n O estágio em questão tem por objetivos compreender a dinâmica da realidade escolar, em especial no que se refere à gestão e organização do ambiente escolar; vivenciar o processo de gestão no sistema de ensino, contemplando unidades escolares e demais órgãos, estabelecendo a necessária relação teoria/ prática na abordagem da realidade escolar por meio da identificação de problemas e proposição de alternativas de solução; desenvolver capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.\r\n Este relatório objetiva o registro dessas experiências vividas durante essas noventa horas de estágio, que foram divididas em três etapas, e consequentemente, socializar e analisar se os objetivos traçados em seu início foram alcançados o não. 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