Nas últimas décadas houve um considerável aumento na quantidade de lixo produzido pelos humanos e, em especial o plástico que forma as garrafas pets, sendo um dos resíduos mais comuns de se ver dispersos no meio ambiente, esse material demora a se decompor, levando cerca de 400 anos. Os resíduos produzidos na maioria dos casos são descartados no ambiente acarretando inúmeros problemas, como proliferação de pragas e doenças, outro ponto, é que a matéria descartada poderia ser reutilizada como material para novos produtos através do processo de reciclagem. Os meios de contenção do problema, baseados principalmente, na prevenção através da educação da população, aparentemente em alguns casos esse modelo não vem surtindo efeito, e é nesse ponto que o presente estudo se fundamenta. O presente trabalho objetiva investigar e levantar dados da relação entre os processos educativos e a promoção de atitudes que reduzam a quantidade de lixo, bem como propor comportamentos que visem à preservação do meio ambiente, economia e meios de sustentabilidade através da reciclagem do lixo. A reciclagem, por sua vez, é um processo que tem como objetivo transformar objetos usados em novos produtos e visa minimizar o desperdício de materiais, tendo em vista, potencializar o melhor uso e aproveitamento de matérias-primas. Os resultados obtidos foram alcançados com a participação e auxílio de uma turma do nono ano do ensino fundamental da rede pública de educação através de entrevistas, realização de seminário, coleta de lixo e produção de jogos lúdicos através da reciclagem do material coletado, obtendo resultados satisfatório ao final das atividades.