Está cada dia mais difícil chamar a atenção dos alunos e despertar seu interesse em sala de aula. É necessário que educadores busquem metodologias diferenciadas de ensino que estimulem os educandos na busca pelo conhecimento. O presente artigo relata a aplicação de uma aula prática, ministrada durante a abordagem do conteúdo de célula, desenvolvida no Ensino Médio em uma escola pública no município de Areia-PB, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II. Esse texto tem como principal objetivo mostrar a importância das aulas práticas para o ensino de biologia, como contribuição efetiva na aprendizagem, assim estimulando os educandos para a busca efetiva na construção do conhecimento, deixando de lado a exclusividade do modelo tradicional de ensino, o qual geralmente utiliza apenas o livro didático como material pedagógico. Para reforçar tal importância, trazemos alguns autores, como Araújo et al. (2013), Carmo et al. (2013), Giordan (1999), Maia et al. (2008), Silva et al. (2009), entre outros, ao qual compartilham do mesmo pensamento, fundamentando nossas ideias, reforçando o que foi observado durante a aula ministrada. O presente tema se justifica pelo fato de percebermos a importância dos recursos inovadores no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do conteúdo e deixando o aluno mais próximo de sua realidade. É necessário ainda, que os professores não se limitem apenas a aula prática, pois é preciso unir teoria e prática, acompanhando constantemente os alunos, assim contribuindo para que estes indivíduos se tornem seres autônomos e críticos, após sua formação.