Este artigo tem como objeto o estudo as metodologias utilizadas no ensino dos gêneros textuais no contexto da educação do campo. Está fundamentado sob uma abordagem qualitativa, e tem por objetivos: compreender a relevância do ensino dos gêneros textuais para a produção de texto, identificar as diferentes práticas de ensino dos gêneros textuais no contexto escolar e analisar as produções de textos realizadas por meio das intervenções do Pibid, programa que terce uma parceria entre Universidade, Capes e escolas de ensino básico, onde os estudantes de diversos cursos de Licenciatura iniciam a docência na condição de bolsistas, neste contexto, destacamos a importância do Pibid para os cursos de formação de professores, pois além de possibilitar um contato direto com o campo de atuação profissional, o programa oportuniza os graduandos a exercerem a prática pedagógica, fazendo da sala de aula um grande “laboratório”, onde metodologias são utilizadas, e os graduandos podem experimentar os desafios, as inquietações e deleitar-se sobro “o ser professor”. Para contemplar os objetivos aqui propostos, utilizamos como procedimentos metodológicos a observação participante e a intervenção durante nossa participação no Pibid. O trabalho que fora realizado durante o período de participação no programa, baseou-se na exploração de diferentes tipos de gêneros, o que possibilitou aos estudantes os conceituarem, como também interagirem com a leitura e produção destes. Assim, trazemos como resultados, a evolução dos estudantes acompanhados em relação a avaliação diagnostica (de entrada) e a avaliação diagnostica (de saída), uma vez que a partir do panorama que ela nos trouxe do grupo, desenvolvemos atividades que buscaram a superação das problemáticas existentes. Assim temos as aprendizagens construídas pelos discentes como significativa, pois ao longo do processo de ensino e aprendizagem identificamos autonomia na leitura, bem como na e produção de seus próprios textos, diálogos e atitudes.