O ensino de leitura através da literatura é imprescindível para a formação do leitor, mas tal ensino deve ocorrer de forma que leitor não aprenda apenas a decodificar, mas sim que saiba interpretar e analisar o texto literário de forma crítica e coerente. O nosso objetivo neste trabalho é o de analisar como o ensino de literatura é conduzido em uma escola de ensino público, a partir de observações e intervenções realizadas. No que se refere à metodologia, utilizamos uma análise de campo, onde analisamos alguns procedimentos adotados para o ensino de literatura colocados em prática nas intervenções feitas. Tais fatos constituem elementos conjunturais e significativos para o entendimento das novas ferramentas didáticas que podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente ao que diz respeito a leitura do texto literário no ensino médio que aos poucos foi sendo esquecido e transformado em disciplina secundária, esquecendo a importância da leitura no âmbito da literatura em todas as fases de aprendizagem. O nosso aporte teórico segue a luz de autores como: EAGLETON (1994), GUEDES (2006), HOFFMANN (2009), LUDKE (1986), MALARD (1985), MAINGUENEAU (2009). Obtivemos algumas conclusões, começando pela formação leitora defasada no ensino médio, a carência no ensino de literatura que transforma em algo monótono e de pouco interesse.