O autismo é um transtorno do desenvolvimento global (TGD) que vem sendo discutido com maior intensidade a pouco tempo, por isso a suas características principais, diagnóstico e intervenção clínica e educacional apresentam poucos estudos precisos. O indicie de crianças diagnosticadas com autismo vem crescendo nos últimos anos e com esse crescimento vem surgindo na sociedade mais debates referentes ao autismo e suas especificidades. O ambiente educacional e a educação inclusiva buscam discutir métodos de intervenção que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança, para que ela avance nas suas habilidades e capacidades comunicativas, interativas e cognitivas e que possa ser incluída na sala de ensino regular. Dessa forma, no presente trabalho objetivamos despertar para a sociedade em geral, para os educadores e familiares o levantamento da discussão sobre o processo de inclusão da criança autista no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, isto é, os desafios que são enfrentados pelas crianças autista durante o seu processo de aprendizagem e quais são as estratégias adequadas e mais utilizadas para o desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança com autismo. Para melhor fundamentarmos o referido estudo, realizamos o levantamento de alguns referencias teóricos que vieram de encontro com as discussões realizadas no presente trabalho, e possibilitaram um melhor embasamento nas discussões realizadas. Portanto, ao longo do presente estudo procuraremos abordar sobre o como ocorre o diagnóstico do autismo, quais suas principais características, a reação da família que tem uma criança diagnosticada com autismo e como construir uma escola inclusiva, que possibilite o desenvolvimento da criança autista.