Este estudo investigou a percepção e as dimensões relacionadas à Educação Ambiental de junto a 40 crianças/educandos das comunidades de Mara, Itaúna de Cima, Itaúna de Baixo e Coroatá, pertencentes ao Projeto de Assentamento Agroextrativista Ilha Itaúna, situado no município de Cametá, Região Nordeste do Estado do Pará, na perspectiva da aprendizagem significativa enquanto elemento primordial para construção de novas interações cognitivas que visem atribuir significados a temática ambiental tão premente nos dias atuais e consequentemente promover a defesa e a preservação do meio ambiente. Teve como estrutura metodológica a execução de oficinas de interação para obtenção de dados qualitativos, atrelando-se a este instrumento, a aplicação de pequeno questionário semiestruturado para aquisição do componente de resultados quantitativos. Concluiu-se que a Educação Ambiental por meio de processos educativos práticos e significativos, assume papel fundamental na promoção de atitudes e valores indispensáveis a transformação social e a formação do homem em sua dimensão ecológico-cidadã.