A presente proposta tem como objetivo refletir acerca das mudanças atreladas ao papel social da escola e a função do professor diante da nova dinâmica educacional emergente a partir da inserção e do uso das tecnologias digitais nos ambientes das escolas e das salas de aula. É notório que os processos de ensino e aprendizagem tem se redesenhado como consequência do uso frequente das tecnologias, a escola não é mais o único lugar onde a informação circula e onde o conhecimento é construído, como foi por muito tempo, e o professor não é mais o único dono do saber, já que o uso das tecnologias digitais e da internet favorecem a democratização da informação e a redimensão quanto a construção do conhecimento. Deste modo, torna-se necessária a análise e compreensão acerca do “ser escola” e “ser professor” na era digital e tecnológica para que professores e alunos entendam as novas demandas do século XXI, das escolas cada vez mais digitalizadas e de uma sociedade informatizada e online. Para tal, efetivamos uma pesquisa bibliográfica com o intuito de perceber as nuances e novas perspectivas que têm impactado as escolas e a prática docente com o uso das tecnologias digitais. É necessário que os agentes da educação compreendam a necessidade de refletir acerca das mudanças que tem impactado os processos educativos e aceitem que é necessário colocar em prática ideias e propostas que envolvam os alunos de forma motivadora e que tenham relação com a vivência cotidiana deles, mesmo fora dos muros da escola.