Reconhecidas como importantes para a criação de grandes poetas, as musas inspiradoras como a mulher, a lua ou a própria poesia, fazem parte do habitual literário. Assim, este artigo traz como inquietação a intenção de analisar o impacto que o entusiasmo criador de Ariano Suassuna na obra Sonetos com Mote Alheio pode causar no público da Educação de Jovens e Adultos no município de Patos, onde jovens de 18 a 29 anos que se afastaram do ensino regular em diferentes momentos retornam para concluir o Ensino Fundamental com uma bagagem cheia de experiências de vida, dissociadas de experiências de letramento. Dessa forma, está direcionada a proposta de socialização dos textos ilustrados da obra em sala de aula, promovendo um trabalho literário a partir da leitura, análise e interpretação dos Sonetos e das ilustrações feitas pelo próprio Ariano. A partir desta análise, buscar-se-á instigar os alunos a interpretarem versos e ilustrações, apresentando-os a possibilidade de abraçar como inspiração temas que se diferem do cotidiano literário, mas que fazem parte do cotidiano sertanejo local, servindo como motivação para a leitura compreensiva. Fazendo uso do modo como Paulo Freire organizava os seus círculos de cultura e conseguia com as “palavras geradoras” suscitar nos alunos a capacidade de fazer um reconhecimento de palavras e expressões tão presentes no cotidiano. Como consequência, espera-se uma experiência positiva de letramento literário, que será iniciada pela observação das atividades de leitura e escrita dos alunos envolvidos. Espera-se ainda que ao ler os Sonetos com Mote alheio e visualizar as xilogravuras, estes alunos possam associar palavras e situações propostas pelo autor, fazendo-se parte de uma criação literária e tornando possível a interação entre a obra proposta e o próprio desenvolvimento leitor e escritor.