Através da teoria das situações didáticas o aluno vivencia o desenvolvimento dos saberes tomando para si a responsabilidade do desafio intelectual, e assim, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Agregando essa teoria ao uso dos materiais manipulativos, pode-se obter resultados de grande importância no processo de ensino e aprendizagem da matemática, além de favorecer a participação direta do aluno, promovendo um ambiente atrativo na sala de aula. A atividade aqui proposta, descrita na ideologia do contrato didático, possibilita melhorar as relações vivenciadas entre professor e aluno, tendo objetivos claros de aprendizagem e regras implícitas em sua maioria, podendo ser readaptadas no decorrer da atividade. Este trabalho apresenta uma experiência metodológica, com os conceitos supracitados e uso de material manipulativo (“régua de frações”) em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. Com o objetivo de reafirmar e formalizar o conceito de frações através do contrato didático implícito na atividade, mediante uma aula baseada na teoria das situações didáticas, após exposto cada desafio, em duplas, os estudantes sugeriam estratégias e indicavam os métodos que poderiam ajudar na solução do problema e após as discussões os conteúdos eram formalizados para que estes pudessem ser conceituados pelos alunos. A prática proposta obteve grande aceitação por parte dos alunos, sendo alcançado o objetivo principal de reafirmar e concretizar o conteúdo de frações. Neste trabalho são apresentadas as atividades que foram utilizadas para o estudo de frações, bem como as considerações feitas pelos alunos em um questionário proposto para a avaliação da relevância do trabalho.