Nos últimos anos, os recursos tecnológicos evoluíram e estão cada vez mais presentes em nosso convívio social, ajudando a executar determinadas tarefas com uma melhor precisão e maior velocidade do que seriam executadas sem a utilização dos mesmos. A matemática, por ser um campo de estudo que ainda sofre um certo preconceito por parte de alguns alunos, tem a oportunidade de utilizar essa diversidade de recursos, muitos deles de fácil acesso, como uma aliada, pois inúmeras são as opções para o uso específico que podem ser aplicados diretamente ao ensino-aprendizagem. Uma dessas opções são os softwares educativos, que possibilitam proporcionar uma abordagem didática mais dinâmica e atrativa aos alunos durante as aulas de matemática. Este trabalho aborda o uso do software GeoGebra, associado ao ensino-aprendizagem do estudo da Função Quadrática, conteúdo este de fundamental importância ao ensino da matemática. Inicialmente, defendemos a utilização do GeoGebra como recurso auxiliar ao processo de ensino de funções quadráticas, com um referencial teórico que reforce a utilização desse software. Posteriormente, apresentamos uma sequência de atividades, onde, através de sua resolução utilizando o GeoGebra, mostraremos o papel dos coeficientes numéricos de uma função quadrática e qual o comportamento da parábola mediante a variação desses coeficientes. Comentamos também o quão fácil e rápido esses aspectos são percebidos com a utilização do software, não desprezando, obviamente, o papel da manipulação, pois nem sempre tais recursos estarão disponíveis para uso, dependendo de uma série de fatores. Ao final, descreveremos a aplicação de atividades em uma sala de aula com alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio, trabalhando alguns aspectos do estudo da função quadrática com o auxílio do software GeoGebra.