O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa intitulada “A Práxis Construtivista piagetiana e sua influência nos Documentos Oficiais de Educação” que buscou compreender em que consiste o construtivismo nos documentos oficiais, assim como as associações que os discentes desenvolvem acerca da relação teoria e prática na Educação. O objetivo do presente estudo é analisar elementos da teoria construtivista nos documentos oficiais de educação e conhecer as diferentes associações que os discentes da EJA desenvolvem acerca da relação teoria e prática nas disciplinas. Entretanto esse estudo parte-se do pressuposto que diferentes associações feitas pelos estudantes em relação à teoria e a prática encontram-se dialeticamente relacionadas às propostas oficiais de educação. O estudo desenvolve-se em uma perspectiva marxista e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vásquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria à prática, levando à transformação do mundo e dos próprios sujeitos. Esse caminho inclui o destaque das contradições presentes nos documentos e nos depoimentos de docentes e discentes Nesse sentido, espera-se que este estudo possa servir de parâmetro para aqueles que desejam conhecer e refletir a realidade educacional em uma perspectiva construtivista, pois a escola é um conjunto, um todo, e não pode ser vista de modo fragmentado.