: O Ensino de Matemática em qualquer nível perpassando pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, até o ensino superior, vai além de apenas memorizar fórmulas e ensinar técnicas de cálculo. É desenvolver um raciocínio lógico, tendo a capacidade de pensar e se expressar matematicamente, interpretar dados, criando estratégias que sejam úteis na resolução de problemas que se correlacionam com situações cotidianas. Sabemos que os estudantes possuem necessidades diversas e, por isso não podemos fornecer um receituário para o melhor ensino de matemática, mas podemos apontar caminhos e metodologias que podem ser utilizados de acordo com a realidade dos alunos e o contexto em que se situa. Nesse sentido, o professor possui uma função importante que é propiciar a seus alunos um ambiente em que possam explorar diferentes ideias matemáticas, de maneira criativa e de forma prazerosa e que possam compreender a matemática como fator inserido em suas vidas. Com intuito de municiarmos os professores na tarefa de organização de situações que permitam aos aprendentes da matemática observar, interpretar, procurar e encontrar explicações ou soluções para seus problemas, nosso artigo apresenta um relato de uma exitosa experiência de uma ação extensionista, utilizando-se da Ludicidade no Ensino de Matemática. É apontada uma proposta de projeto, que possibilita melhorias no ensino-aprendizagem de Matemática através do desenvolvimento e aplicação de materiais lúdicos em sala de aula que têm como objetivo atingir o desenvolvimento integral dos estudantes, levando a aprendizagem da matemática. Com a Ludicidade no Ensino de Matemática, espera-se que as aulas se tornem mais atrativas e dinâmicas fazendo com que os alunos possam vencer as barreiras relacionadas à aprendizagem de Matemática, e que assim possam desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, além de aprenderem a trabalhar em equipe. O uso de atividades lúdicas, jogos e curiosidades no ensino de Matemática faz com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante pelos conteúdos trabalhados. Temos, também, a intenção de apontar para a implenentação de um projeto/ação de extensão, vinculado ao Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendendo ao novo disposto que impõe aos Cursos de Graduação em Matemática um mínimo de 10% da carga horária total em ações de extensão. Entendentos que, nesta perspectiva, contribuimos para uma melhor formação de nossos alunos, futuros professores de Matemática, além de responder a uma importante demanda social.