O presente estudo esta fundamentado na importância de aulas práticas para o enriquecimento e complementação do processo de aprendizagem. Desse modo, objetivou-se verificar a importância dada pelos alunos da disciplina de biologia para a utilização de aulas práticas, visto que muitos autores enfatizam uma grande dificuldade em alguns conteúdos dessa disciplina, partindo assim o interesse pela temática. Desta forma a pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Sousa localizada na cidade de Parnaíba-PI, tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 3º ano nos turnos Manhã e Tarde. Foi aplicado questionários com perguntas abertas e fechadas a fim de nortear a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes entrevistados responderam que têm interesse pela disciplina de biologia, e ao mesmo tempo sentem dificuldade em assimilar o conteúdo de genética. Foi verificado que os alunos do turno da tarde demonstraram maior preferência pelas aulas práticas, sendo que esta turma também foi a que mais apontou apresentar aulas práticas. Contudo, também é possível inferir que as aulas teóricas não deixam de ter sua importância, como foi demonstrado pela turma do turno da Manhã.