Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: ENSINO, CULTURA, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a inserção da abordagem cultural no processo de aprendizagem de Língua Inglesa (LI), bem como sua importância nesse processo diante do que se pode conceber como as atuais práticas de abordagem dos aspectos culturais nas aulas de inglês. Tendo em vista que língua é cultura e que o aprendizado de uma língua estrangeira não pode ser dissociado dos aspectos relativos aos hábitos, tradições, costumes e carga histórica do povo nativo dessa língua, torna-se essencial que haja espaço suficiente no processo de ensino-aprendizagem de LI para o desenvolvimento de estratégias que visem uma abordagem desses aspectos culturais inerentes a língua que se está estudando. No contexto do ensino de Língua Estrangeira (LE), é necessário fazer uma breve retrospectiva histórica de maneira a contemplar algumas das visões e definições de cultura, dessa forma, é possível perceber como esta era conceituada e como se apresenta atualmente no panorama do ensino de línguas. No âmbito de sala de aula, é necessário uma maior conscientização do aprendizado da língua alvo e o desenvolvimento de uma competência cultural por parte dos aprendizes, uma vez que o uso da abordagem cultural em sala de aula permite ao aluno desenvolver habilidades que lhe permitam utilizar a língua adequadamente em seu contexto sociocultural, estabelecendo um diálogo entre o idioma e sua respectiva cultura, o que contribui para uma aprendizagem efetiva, além de permitir conhecimento das características culturais que cercam a língua e lhe dão forma. Considerando-se tais pressupostos, pretende-se neste artigo, traçar reflexões sobre a importância de se promover o ensino do componente cultural em língua inglesa e das práticas acerca desta abordagem.

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