Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM MOMENTO E INFINITAS INTERPRETAÇÕES: TRABALHANDO COM ANÁLISE FOTOGRÁFICA

Palavra-chaves: HISTÓRIA/ARTE E FOTOGRAFIA, METODOLOGIA DE ENSINO COM FOTOGRAFIA, CONHECIMENTO ICONOGRÁFICO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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       A metodologia educacional utilizada no desenvolvimento deste projeto foi a criação e captura de uma imagem fotográfica, onde a partir desta seria gerada interpretações diversas, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema fotografias e imagens, para de posse desse conhecimento elaborar e ministrar uma aula que despertasse o interesse do público presente. Fez-se uso de imagem tirada pelo próprio aluno, com intuito de que a foto/imagem gerasse os mais amplos e possíveis níveis interpretativos. A foto foi teve sua exposição em sala de aula com a utilização do editor de Slides (Power Point 2010) para melhor visualização do material produzido. \r\n
      Portamos como Resultados e Discussões que, a partir deste projeto, foram possibilitados diversos novos trabalhos escolares do gênero, com fotografias autorais, que desencadearam múltiplas interpretações e despertaram a emoção e envolvimento da turma. No decorrer da apresentação, com as fotografias expostas, foram surgindo diálogos com as interpretações que estavam sendo debatidas, onde puderam perceber que uma única fotografia consegue modificar-se aos olhares de todos. \r\n
      Na fotografia, de minha autoria, foi registrada uma singela borboleta, em plano voo, com uma cerca ao fundo e um livro com páginas ao vento. A imagem representa a liberdade e evolução que o conhecimento nos proporciona, mesmo com as pessoas que querem limitar-nos temos que estar sempre buscando conhecimento, pois, este sim é o que nos liberta das algemas da limitação e mesmice. Temos a seguinte frase de Albert Einstein que faz referência ao tema: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
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       A metodologia educacional utilizada no desenvolvimento deste projeto foi a criação e captura de uma imagem fotográfica, onde a partir desta seria gerada interpretações diversas, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema fotografias e imagens, para de posse desse conhecimento elaborar e ministrar uma aula que despertasse o interesse do público presente. Fez-se uso de imagem tirada pelo próprio aluno, com intuito de que a foto/imagem gerasse os mais amplos e possíveis níveis interpretativos. A foto foi teve sua exposição em sala de aula com a utilização do editor de Slides (Power Point 2010) para melhor visualização do material produzido. \r\n
      Portamos como Resultados e Discussões que, a partir deste projeto, foram possibilitados diversos novos trabalhos escolares do gênero, com fotografias autorais, que desencadearam múltiplas interpretações e despertaram a emoção e envolvimento da turma. No decorrer da apresentação, com as fotografias expostas, foram surgindo diálogos com as interpretações que estavam sendo debatidas, onde puderam perceber que uma única fotografia consegue modificar-se aos olhares de todos. \r\n
      Na fotografia, de minha autoria, foi registrada uma singela borboleta, em plano voo, com uma cerca ao fundo e um livro com páginas ao vento. A imagem representa a liberdade e evolução que o conhecimento nos proporciona, mesmo com as pessoas que querem limitar-nos temos que estar sempre buscando conhecimento, pois, este sim é o que nos liberta das algemas da limitação e mesmice. Temos a seguinte frase de Albert Einstein que faz referência ao tema: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa bibliográfica aborda as possíveis e diversas interpretações fotográficas que podem surgir a partir de determinada fotografia, esta que hoje está onipresente na sociedade. Quanto a sua origem, foi o acúmulo de estudos, com a contribuição de diversos pesquisadores, resultado constatado na contemporaneidade. A fotografia teve grande impulso com os avanços tecnológicos atuais, como as redes sociais e as populares “selfies”. A imagem fotográfica tornou-se uma poderosa e eficaz “ferramenta” para aqueles que sabem manuseá-la, ferramenta esta que é passível a manipulação, possibilitando espelhar uma realidade alterada e que agora possui enorme poder, e consequentemente, exerce grande influência na forma de pensar e agir das pessoas “manipuláveis”, por, talvez, conter toda a cultura de uma sociedade que irá refletir em seu público. Segundo Oliveira, Almeida e Fonseca (2012, p. 48), “É importante considerarmos que qualquer imagem é passível de manipulação, no entanto, entender as intencionalidades de quem a produziu e o contexto de sua produção é fundamental para conseguirmos compreender a imagem em toda a sua dimensão”. Torna-se necessário compreender as intenções que existem por trás de certa fotografia, para que então possamos entender, realmente, a imagem em toda dimensão. E assim, concorda-se com os apontamentos de Leite (1993, p.26), citados por Regina Soares, Vanusia Lopes e Vitória Azevedo (2012, p. 48), “para quem ‘compreender por que e para que algumas imagens foram construídas altera o conteúdo das imagens e amplia a visão desse conteúdo’”. A metodologia educacional utilizada no desenvolvimento deste projeto foi a criação e captura de uma imagem fotográfica, onde a partir desta seria gerada interpretações diversas, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema fotografias e imagens, para de posse desse conhecimento elaborar e ministrar uma aula que despertasse o interesse do público presente. Fez-se uso de imagem tirada pelo próprio aluno, com intuito de que a foto/imagem gerasse os mais amplos e possíveis níveis interpretativos. A foto foi teve sua exposição em sala de aula com a utilização do editor de Slides (Power Point 2010) para melhor visualização do material produzido. Portamos como Resultados e Discussões que, a partir deste projeto, foram possibilitados diversos novos trabalhos escolares do gênero, com fotografias autorais, que desencadearam múltiplas interpretações e despertaram a emoção e envolvimento da turma. No decorrer da apresentação, com as fotografias expostas, foram surgindo diálogos com as interpretações que estavam sendo debatidas, onde puderam perceber que uma única fotografia consegue modificar-se aos olhares de todos. Na fotografia, de minha autoria, foi registrada uma singela borboleta, em plano voo, com uma cerca ao fundo e um livro com páginas ao vento. A imagem representa a liberdade e evolução que o conhecimento nos proporciona, mesmo com as pessoas que querem limitar-nos temos que estar sempre buscando conhecimento, pois, este sim é o que nos liberta das algemas da limitação e mesmice. Temos a seguinte frase de Albert Einstein que faz referência ao tema: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".

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