O professor durante o exercício de sua profissão se vê diante de diversos desafios que o faz refletir sobre sua conduta de forma a encontrar meios que lhe permita conhecer as condições cognitivas de seus alunos e de como proceder a fim de torná-las mais claras e organizadas. Com a finalidade de compreender melhor os aspectos relativos ao ensino e, assim, poder auxiliar os professores, diversos estudos foram realizados e, portanto, elaboradas teorias que tentam explicar como se dá a aprendizagem e, com isso, possibilitar a elaboração de métodos de ensino eficazes por parte dos agentes diretamente envolvidos nesse processo – o professor. É preciso destacar aqui que, antes de qualquer coisa, o professor precisa estar altamente comprometido com aquilo que ele faz. Já é consenso para uma quantidade cada vez mais crescente de educadores que o domínio do conhecimento científico por parte do professor de ciências e das relações do mesmo com as tecnologias é necessário, mas não suficiente. Existe, portanto, a necessidade de que haja a superação do que muitos teóricos denominam senso comum pedagógico que tão fortemente está incrustado no ensino/aprendizagem dessa área. O objetivo principal deste artigo é apresentar argumentos e condições que motivem e auxiliem professores de Física em sua atividade diária em sala de aula em busca de resultados positivos no que se referem à compreensão, motivação e aprendizagem dos conteúdos estudados na disciplina de Física, buscando desmistificar a ideia de que a Física é algo impossível de se entender e, por isso é tão repudiada pelos alunos desde o ensino fundamental. Para isto, abordamos as características do ensino problematizador e o papel do professor em seu desenvolvimento.