Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RODA DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM CAMARAGIBE

Palavra-chaves: RODA DE HISTÓRIA, COMPREENSÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3041
    "inscrito_id" => 7461
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DO PROFESSOR  NA RODA DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM CAMARAGIBE"
    "resumo" => "O presente estudo buscou analisar o processo de mediação de leitura na roda de história de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, na perspectiva de  perceber  se a professora ajuda as crianças  a compreenderem as histórias lidas. E, a importância dada pela mesma à mediação em sua prática. Para isso, observamos  rodas de histórias em uma turma de 06(seis) anos da rede pública do município de Camaragibe, situado na região metropolitana do Recife no estado de Pernambuco. Nosso estudo, ainda buscou investigar quais os tipos de ajudas que a docente oferecia às crianças para que as mesmas se tornassem leitoras críticas e autônomas. Nossa pesquisa foi fundamentada nos estudos de autores que pesquisam e escrevem sobre a leitura, como Machado (2015), Freire (2006), Girotto e Souza (2010), Brandão (2006), Miguel (2012) , como também  a Proposta Curricular do município de Camaragibe, tendo como foco o eixo que trata sobre a leitura.  Para compreendermos o nosso objeto de estudo, recorremos a pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos 01(uma) professora e 20(vinte) crianças de uma escola do município de Camaragibe-PE, a observação foi nosso instrumento de investigação, a análise foi fundamentada em Bardin (2011) e nos revelou que a professora ofereceu várias ajudas aos estudantes para compreenderem a história lida.  As ajudas que foram dadas desde o momento que antecedeu a leitura, explorando a capa do livro, apresentando o autor, o ilustrador e a exploração das imagens, ativaram os processos mentais nas crianças e as levou a um levantamento de hipóteses que as fez refletir criticamente.  Por fim, os resultados demonstram que a mediação na  roda de leitura era presente na rotina da turma. O que nos leva a concluir, que através de um trabalho sistemático, planejado e consciente do mediador de leitura, é possível se ter êxito na formação de crianças leitoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "RODA DE HISTÓRIA, COMPREENSÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7461_03102017083130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA LUÍZA DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA LIRA"
    "autor_email" => "flavialuizalira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3041
    "inscrito_id" => 7461
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DO PROFESSOR  NA RODA DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM CAMARAGIBE"
    "resumo" => "O presente estudo buscou analisar o processo de mediação de leitura na roda de história de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, na perspectiva de  perceber  se a professora ajuda as crianças  a compreenderem as histórias lidas. E, a importância dada pela mesma à mediação em sua prática. Para isso, observamos  rodas de histórias em uma turma de 06(seis) anos da rede pública do município de Camaragibe, situado na região metropolitana do Recife no estado de Pernambuco. Nosso estudo, ainda buscou investigar quais os tipos de ajudas que a docente oferecia às crianças para que as mesmas se tornassem leitoras críticas e autônomas. Nossa pesquisa foi fundamentada nos estudos de autores que pesquisam e escrevem sobre a leitura, como Machado (2015), Freire (2006), Girotto e Souza (2010), Brandão (2006), Miguel (2012) , como também  a Proposta Curricular do município de Camaragibe, tendo como foco o eixo que trata sobre a leitura.  Para compreendermos o nosso objeto de estudo, recorremos a pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos 01(uma) professora e 20(vinte) crianças de uma escola do município de Camaragibe-PE, a observação foi nosso instrumento de investigação, a análise foi fundamentada em Bardin (2011) e nos revelou que a professora ofereceu várias ajudas aos estudantes para compreenderem a história lida.  As ajudas que foram dadas desde o momento que antecedeu a leitura, explorando a capa do livro, apresentando o autor, o ilustrador e a exploração das imagens, ativaram os processos mentais nas crianças e as levou a um levantamento de hipóteses que as fez refletir criticamente.  Por fim, os resultados demonstram que a mediação na  roda de leitura era presente na rotina da turma. O que nos leva a concluir, que através de um trabalho sistemático, planejado e consciente do mediador de leitura, é possível se ter êxito na formação de crianças leitoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "RODA DE HISTÓRIA, COMPREENSÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7461_03102017083130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA LUÍZA DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA LIRA"
    "autor_email" => "flavialuizalira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo buscou analisar o processo de mediação de leitura na roda de história de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, na perspectiva de perceber se a professora ajuda as crianças a compreenderem as histórias lidas. E, a importância dada pela mesma à mediação em sua prática. Para isso, observamos rodas de histórias em uma turma de 06(seis) anos da rede pública do município de Camaragibe, situado na região metropolitana do Recife no estado de Pernambuco. Nosso estudo, ainda buscou investigar quais os tipos de ajudas que a docente oferecia às crianças para que as mesmas se tornassem leitoras críticas e autônomas. Nossa pesquisa foi fundamentada nos estudos de autores que pesquisam e escrevem sobre a leitura, como Machado (2015), Freire (2006), Girotto e Souza (2010), Brandão (2006), Miguel (2012) , como também a Proposta Curricular do município de Camaragibe, tendo como foco o eixo que trata sobre a leitura. Para compreendermos o nosso objeto de estudo, recorremos a pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos 01(uma) professora e 20(vinte) crianças de uma escola do município de Camaragibe-PE, a observação foi nosso instrumento de investigação, a análise foi fundamentada em Bardin (2011) e nos revelou que a professora ofereceu várias ajudas aos estudantes para compreenderem a história lida. As ajudas que foram dadas desde o momento que antecedeu a leitura, explorando a capa do livro, apresentando o autor, o ilustrador e a exploração das imagens, ativaram os processos mentais nas crianças e as levou a um levantamento de hipóteses que as fez refletir criticamente. Por fim, os resultados demonstram que a mediação na roda de leitura era presente na rotina da turma. O que nos leva a concluir, que através de um trabalho sistemático, planejado e consciente do mediador de leitura, é possível se ter êxito na formação de crianças leitoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.