Pretendemos com nosso artigo, baseando-nos nos dados da plataforma do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), lançar luz à discussão da Educação Integral no Brasil e problematizar essa temática, mesmo porque o cenário político-econômico no curto prazo é de redução de recursos para a Educação, de um modo geral, e aponta para revisões das metas do PNE. Estamos, neste sentido, consonantes com os objetivos deste evento que discute os desafios da Educação Brasileira na atualidade. Desde o início do século passado, a Educação Brasileira passou por diferentes movimentos teóricos e políticos que buscavam a implementação e o estabelecimento de uma educação que emancipasse indivíduos e nação. Essas ideias oriundas nessas primeiras reformas educacionais germinaram e ao longo de muitos anos foram temas de debates entre vários educadores brasileiros e refletiram em diversos documentos. A Educação Integral é um tema recorrente de discussão, mas que a sua efetivação não tem sido alvo de uma política consistente e de práticas substanciais. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 é um instrumento legal que propõe dentre as suas 20 metas, uma cujo modelo ideal é o de Educação Integral. A consolidação de Ações de Educação Integral é um meio de tornar a escola mais atrativa, contribuindo para a aprendizagem e a melhoria da qualidade na educação. Essas ações podem abranger múltiplas áreas de forma a contemplar o educando com uma formação integral vislumbrada por educadores de outras épocas. As concepções a cerca da Educação Integral de outrora devem se entrelaçar com a concepção atual visando garantir uma maior e mais significante extensão de territórios a serem explorados e conquistados pelo educando. É primordial para o desenvolvimento do educando a promoção de atividades que englobem as áreas de cultura e arte, cibercultura, segurança alimentar nutricional, educação socioambiental, direitos humanos e cidadania. Pretende-se com essas atividades garantir aos educandos: direito a voz promovendo práticas comunicativas, o incentivo a uma interpretação do mundo e de si mesmo, a compreensão e a conquista a sustentabilidade socioambiental e econômica, valorização a cultura local, entendimento e a prática de respeito aos direitos humanos, desenvolvimento de costumes de prevenção e promoção da saúde, ações de educações ambientais, o incentivo à investigação e a construção do conhecimento.