OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE RESULTADOS ESTATÍSTICOS BASEADOS EM DADOS REAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38076 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2466 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE RESULTADOS ESTATÍSTICOS BASEADOS EM DADOS REAIS" "resumo" => "Pretendemos com nosso artigo, baseando-nos nos dados da plataforma do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), lançar luz à discussão da Educação Integral no Brasil e problematizar essa temática, mesmo porque o cenário político-econômico no curto prazo é de redução de recursos para a Educação, de um modo geral, e aponta para revisões das metas do PNE. Estamos, neste sentido, consonantes com os objetivos deste evento que discute os desafios da Educação Brasileira na atualidade. Desde o início do século passado, a Educação Brasileira passou por diferentes movimentos teóricos e políticos que buscavam a implementação e o estabelecimento de uma educação que emancipasse indivíduos e nação. Essas ideias oriundas nessas primeiras reformas educacionais germinaram e ao longo de muitos anos foram temas de debates entre vários educadores brasileiros e refletiram em diversos documentos. A Educação Integral é um tema recorrente de discussão, mas que a sua efetivação não tem sido alvo de uma política consistente e de práticas substanciais. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 é um instrumento legal que propõe dentre as suas 20 metas, uma cujo modelo ideal é o de Educação Integral. A consolidação de Ações de Educação Integral é um meio de tornar a escola mais atrativa, contribuindo para a aprendizagem e a melhoria da qualidade na educação. Essas ações podem abranger múltiplas áreas de forma a contemplar o educando com uma formação integral vislumbrada por educadores de outras épocas. As concepções a cerca da Educação Integral de outrora devem se entrelaçar com a concepção atual visando garantir uma maior e mais significante extensão de territórios a serem explorados e conquistados pelo educando. É primordial para o desenvolvimento do educando a promoção de atividades que englobem as áreas de cultura e arte, cibercultura, segurança alimentar nutricional, educação socioambiental, direitos humanos e cidadania. Pretende-se com essas atividades garantir aos educandos: direito a voz promovendo práticas comunicativas, o incentivo a uma interpretação do mundo e de si mesmo, a compreensão e a conquista a sustentabilidade socioambiental e econômica, valorização a cultura local, entendimento e a prática de respeito aos direitos humanos, desenvolvimento de costumes de prevenção e promoção da saúde, ações de educações ambientais, o incentivo à investigação e a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO BRASILEIRA, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID239_11092017234247.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA LUCHEZ" "autor_email" => "gabriela@ccet.ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38076 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2466 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE RESULTADOS ESTATÍSTICOS BASEADOS EM DADOS REAIS" "resumo" => "Pretendemos com nosso artigo, baseando-nos nos dados da plataforma do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), lançar luz à discussão da Educação Integral no Brasil e problematizar essa temática, mesmo porque o cenário político-econômico no curto prazo é de redução de recursos para a Educação, de um modo geral, e aponta para revisões das metas do PNE. Estamos, neste sentido, consonantes com os objetivos deste evento que discute os desafios da Educação Brasileira na atualidade. Desde o início do século passado, a Educação Brasileira passou por diferentes movimentos teóricos e políticos que buscavam a implementação e o estabelecimento de uma educação que emancipasse indivíduos e nação. Essas ideias oriundas nessas primeiras reformas educacionais germinaram e ao longo de muitos anos foram temas de debates entre vários educadores brasileiros e refletiram em diversos documentos. A Educação Integral é um tema recorrente de discussão, mas que a sua efetivação não tem sido alvo de uma política consistente e de práticas substanciais. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 é um instrumento legal que propõe dentre as suas 20 metas, uma cujo modelo ideal é o de Educação Integral. A consolidação de Ações de Educação Integral é um meio de tornar a escola mais atrativa, contribuindo para a aprendizagem e a melhoria da qualidade na educação. Essas ações podem abranger múltiplas áreas de forma a contemplar o educando com uma formação integral vislumbrada por educadores de outras épocas. As concepções a cerca da Educação Integral de outrora devem se entrelaçar com a concepção atual visando garantir uma maior e mais significante extensão de territórios a serem explorados e conquistados pelo educando. É primordial para o desenvolvimento do educando a promoção de atividades que englobem as áreas de cultura e arte, cibercultura, segurança alimentar nutricional, educação socioambiental, direitos humanos e cidadania. Pretende-se com essas atividades garantir aos educandos: direito a voz promovendo práticas comunicativas, o incentivo a uma interpretação do mundo e de si mesmo, a compreensão e a conquista a sustentabilidade socioambiental e econômica, valorização a cultura local, entendimento e a prática de respeito aos direitos humanos, desenvolvimento de costumes de prevenção e promoção da saúde, ações de educações ambientais, o incentivo à investigação e a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO BRASILEIRA, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID239_11092017234247.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA LUCHEZ" "autor_email" => "gabriela@ccet.ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }