A FORMAÇÃO DO DISCENTE DO CURSO DE LETRAS COMO PROFESSOR DE LEITURA HOJE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35213 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4967 "inscrito_id" => 2562 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO DISCENTE DO CURSO DE LETRAS COMO PROFESSOR DE LEITURA HOJE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS" "resumo" => "Resumo: Este artigo corresponde a uma reflexão acerca dos desafios vivenciados na/para a formação leitora, especialmente literária, dos discentes da licenciatura em Letras. Para tanto, tem como objetivos focalizar na importância da formação inicial dos discentes a partir de pressupostos teóricos e metodológicos fundamentados na concepção de literatura como produção estética, histórica e cultural (ABREU, 2006); salientar a importância na formação docente do estudo da teoria e da crítica literárias, bem como da prática investigativa e reflexiva de metodologias de abordagem do texto literário em sala de aula, priorizando a leitura do texto literário; relatar a experiência no curso de extensão “O trabalho com o texto literário na sala de aula: ação-reflexão-ação no diálogo entre a licenciatura e a escola de educação básica”. Neste sentido, dialogamos com estudos que tematizam, dentre outras questões, sobre: o perfil do discente da licenciatura em letras como leitor (SEGABINAZI & LUCENA, 2016); leitura e a formação do leitor literário (ZILBERMAN, 1998), (ALVES & NÓBREGA, 2014), (KLAIMAN, 1999), (SOLÉ, 1998), (COSSON, 2009, 2014), (PENNAC, 1993, 2008), (TODOROV, 2009), (BORDINI e AGUIAR, 1993); (SILVA, 2016); concepção de literatura (ABREU, 2006), (CULLER, 1999)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LEITURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2562_17102017152421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA MARIA DE SOUZA NEVES" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "analiteraturasouza@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35213 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4967 "inscrito_id" => 2562 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO DISCENTE DO CURSO DE LETRAS COMO PROFESSOR DE LEITURA HOJE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS" "resumo" => "Resumo: Este artigo corresponde a uma reflexão acerca dos desafios vivenciados na/para a formação leitora, especialmente literária, dos discentes da licenciatura em Letras. Para tanto, tem como objetivos focalizar na importância da formação inicial dos discentes a partir de pressupostos teóricos e metodológicos fundamentados na concepção de literatura como produção estética, histórica e cultural (ABREU, 2006); salientar a importância na formação docente do estudo da teoria e da crítica literárias, bem como da prática investigativa e reflexiva de metodologias de abordagem do texto literário em sala de aula, priorizando a leitura do texto literário; relatar a experiência no curso de extensão “O trabalho com o texto literário na sala de aula: ação-reflexão-ação no diálogo entre a licenciatura e a escola de educação básica”. Neste sentido, dialogamos com estudos que tematizam, dentre outras questões, sobre: o perfil do discente da licenciatura em letras como leitor (SEGABINAZI & LUCENA, 2016); leitura e a formação do leitor literário (ZILBERMAN, 1998), (ALVES & NÓBREGA, 2014), (KLAIMAN, 1999), (SOLÉ, 1998), (COSSON, 2009, 2014), (PENNAC, 1993, 2008), (TODOROV, 2009), (BORDINI e AGUIAR, 1993); (SILVA, 2016); concepção de literatura (ABREU, 2006), (CULLER, 1999)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LEITURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2562_17102017152421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA MARIA DE SOUZA NEVES" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "analiteraturasouza@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }