Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REDES SOCIAIS, APRENDIZAGEM MÓVEL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização dos dispositivos móveis no contexto escolar é uma ferramenta pertinente ao momento que a sociedade contemporânea vivencia, o qual apresenta grande desenvolvimento tecnológico e científico voltados principalmente para a comunicação. Além disso, tais dispositivos móveis podem ser utilizados como uma ferramenta alternativa no ensino de ciências, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e tornando as aulas mais atraentes, para o professor e para os alunos. Tendo em vista o uso das redes sociais por todas as faixas etárias e de maneira especial pelos jovens, o presente trabalho tem por objetivo a utilização desses meios como instrumentos pedagógicos que podem ser convenientemente utilizados em modelos didáticos, fazendo com que o aluno se aproprie do fazer pedagógico enquanto sujeito ativo no processo da construção do saber. Apesar da diversidade de equipamentos que poderiam ser utilizados em sala de aula, enriquecendo o processo de construção do conhecimento, sabe-se que essa realidade ainda não é tão frequente, uma vez que se tem o modelo tradicional de educação como o que prevalece, principalmente nas redes públicas de ensino, onde geralmente existe uma escassez considerável de recursos tecnológicos, de estrutura física capaz de suportar as práticas de ensino e de profissionais qualificados. Partindo do princípio da necessidade de inovação nas metodologias de ensino, com a finalidade de tornar mais próximo o conteúdo a ser abordado com a realidade dos alunos, e também tornando as aulas mais atrativas, o presente trabalho utilizou-se das redes sociais mais frequentadas, entre elas o whatsApp, Instagran e Facebook, para abordar os conteúdos referentes a mitose e meiose, assuntos esses de uma riqueza de detalhes que por muitas vezes, quando ensinados de forma tradicional, não são bem aceitas pelos alunos, o que interfere na aprendizagem.

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