Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTICULANDO SABERES: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE DIREITO NO SUL DO BRASIL

Palavra-chaves: ENSINO JURÍDICO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ARTE, DIREITO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente alguns estudos visam questionar as metodologias empregadas nas salas de aula dos cursos de direito, pontuando o afastamento da realidade vivida com aquela experenciada nesse contexto. A proposta que ora apresentamos engaja-se nessas questões. Buscamos trazer ao debate uma experiência construída com alunos de um curso de direito em uma faculdade no sul do Rio Grande do Sul, no ano de 2015, enquanto docentes. O objetivo dessa escrita é destacar outras práticas de aprender e ensinar o direito, mais precisamente o direito penal. Em tempos de medo líquido, acreditamos que questionar como tem se dado a formação do bacharel em direito, no que tange ao direito penal, se apresenta como um elemento necessário, pois não são poucas as notícias que trazem a seletividade do sistema jurídico penal. Para tanto, nos valemos da análise de algumas pesquisas desenvolvidas com alunos do segundo ano do curso de direito, na disciplina referida, os quais se valeram da arte como um elemento potente para questionar algumas verdades jurídicas, bem como textos sociológicos. Ao longo dessa abordagem, buscamos destacar as técnicas empregadas na construção dessa prática pedagógica e como isso pode ser um instrumento para nos pensarmos enquanto discentes e docentes na/da área jurídica. Além da pesquisa, nos apoiamos nos escritos pós-estruturalista, especialmente os desenvolvidos por Michel Foucault e autores que com ele dialogam. Por fim, pontuamos a relevância de nos engajarmos em metodologias que ultrapassem o aprender e ensinar calcados nas relações “intra” sala de aula, problematizando outros saberes e suas produções, as quais desestabilizam as verdades jurídicas pautadas nos conceitos de neutralidade e universalidade

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