FILHO, Aziz Abrão. Atividades experimentais e computacionais no ensino de física. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35998>. Acesso em: 22/11/2024 00:18
Apresenta-se neste trabalho um relato das intervenções realizados por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola estadual da educação básica na cidade de Catalão, GO. Os alunos da educação básica, em geral, apresentam grandes dificuldades em aprender os conceitos de física. Uma das causas por esta dificuldade está associada a falta de interesse do aluno pela escola em geral. No caso da disciplina de Física o desinteresse é ainda maior devido a rejeição que se tem à esta disciplina. O sistema tradicional de ensino baseado em quadro-negro e giz e o ensino focado nas expressões matemáticas e não nos conceitos não tem conseguido despertar o interesse do aluno. A utilização das tecnologias da informação e da comunicação tem o potencial de aproximar a escola dos interesses dos alunos e a experimentação é uma ferramenta que pode despertar o interesse do aluno. Nas intervenções realizadas na escola da educação básica empregamos experimentos de baixo custo e simulação computacional de fenômenos físicos como estratégias para despertar o interesse dos alunos e assim contribuir para a melhoria do ensino de Física no Ensino Médio e auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos básicos estudados em Física. As intervenções foram complementações das aulas ministradas pelo professor responsável pela disciplina. Além disso, os experimentos e as simulações foram escolhidos de modo a estabelecer uma relação do conteúdo com o dia a dia do aluno, para facilitar a sua compreensão e aumentar seu interesse pela ciência. Após a realização das intervenções foi aplicado um questionário para verificação da aprendizagem. O grande número de acertos e baixo número de erros obtidos no questionário indicam que os alunos conseguiram demonstrar um bom aprendizado dos conteúdos envolvidos nas atividades. O envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula são indicativos de que os alunos se interessaram pelas aulas e pelo conteúdo discutido.