O estágio supervisionado é a base para a formação de professores e nesse viés resume-se como um processo articulador e formador de conhecimento principalmente quando associado à relação de teoria e prática. O presente artigo discute a importância do estágio supervisionado e sua aplicabilidade na escola pela observação e reflexão sobre a prática que se inicia neste momento e descreve as experiências vivenciadas pelos estagiários possibilitadas pela disciplina de Estágio Supervisionado I no semestre letivo de 2017.1, do Curso de Licenciatura em Letras das Faculdades Integradas de Patos- FIP. O trabalho visou observar as metodologias empregadas pelos professores de língua portuguesa e língua inglesa em sala de aula bem como verificar as condições de ensino e aprendizagem oferecidas. O estágio também permiti ao educando uma reflexão e interpretação sobre os fenômenos que ocorrem no âmbito escolar, bem como suas funções articuladoras no processo de ensino e aprendizagem, tais informações tornam o estágio período de reflexão sobre a pratica docente visando as possibilidades de ensino e por consequência também as deficiências presentes na sala de aula quanto a pratica docente, o sistema escolar e toda as funcionalidades da escola campo, por esses motivos e por aproximar o aluno graduando em Letras de sua futura realidade torna-se benéfico para o crescimento acadêmico e profissional, o referido trabalho traz aspectos empíricos coletados durante a diagnose da escola campo, observações, e ainda a descrição da oficina realizada na instituição parceira como proposta de intervenção, acredita-se que as contribuições aqui elencadas podem servir para construção do conhecimento de outros estagiários.